Trânsito

SMTT autua coletivos durante Operação Catraca Alta

A operação foi realizada na manhã desta segunda-feira (11).

Por Ascom SMTT 11/03/2019 19h07
 SMTT autua coletivos durante Operação Catraca Alta
Empresas de ônibus são notificadas e autuadas por descumprirem prazo de readequação das catracas sobrepostas. - Foto: Ascom SMTT

Mais uma etapa da “Operação Catraca Alta” foi realizada na manhã desta segunda-feira (11) pelas equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT). Durante a ação, que ocorreu nos terminais de ônibus de Maceió, 10 coletivos foram autuados, lacrados e encaminhados às respectivas garagens de suas empresas.

A operação tem como objetivo verificar se as concessionárias que fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM) se adequaram ao novo modelo de catraca sobreposta estipulado pela portaria de número 0235 de dezembro de 2018. A multa para o descumprimento desta portaria é de R$ 2.679,88 por cada veículo notificado. Os ônibus só serão liberados para circulação nas vias da capital após a regularização das pendências na Superintendência

Na oportunidade, as equipes de fiscalização também observaram o estado de conservação da frota que realiza o transporte coletivo de passageiros em Maceió. Foram checados se os licenciamentos dos veículos estavam em dia, verificado o estado dos pneus e os equipamentos de segurança.

“Estamos dando continuidade a mais uma etapa de fiscalização da Operação Catraca Alta. O objetivo é verificar e constatar se as empresas estão cumprindo a portaria que determina a readequação das catracas elevadas nos coletivos da cidade. São determinações que precisam ser cumpridas pelas empresas, para que os passageiros dos ônibus de Maceió tenham um maior conforto e segurança ao se deslocar pelas ruas da capital”, reforça o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.

Sobre a readequação

Conforme a Portaria número 0176, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 4 de setembro de 2018, ficou estabelecido o prazo de 90 dias para a adequação das catracas. Em dezembro do mesmo ano, a portaria 0235 prorrogou o prazo por igual período de tempo.

O novo design das catracas sobrepostas tem como objetivo proporcionar maior conforto e segurança aos passageiros que utilizam diariamente o transporte coletivo urbano de Maceió.