Política

Privatização do BNB: Marx Beltrão solicita explicações a ministro da Economia

A possível privatização do banco tem sido duramente criticada por parlamentares da região

Por Assessoria 12/03/2019 16h04
Privatização do BNB: Marx Beltrão solicita explicações a ministro da Economia
Marx Beltrão - Foto: Divulgação

O deputado federal Marx Beltrão (PSD) solicitou, mediante requerimento protocolado na Câmara dos Deputados, explicações ao ministro da Economia, Paulo Guedes, acerca da possível privatização do Banco do Nordeste do Brasil. 

O BNB tem mais de 90% de seu capital sob o controle da União e sua possível privatização tem colocado em alerta beneficiários das políticas públicas da instituição na região Nordeste. Beltrão fez discurso contra a privatização da instituição bancária no plenário da Câmara, nesta terça-feira (12).

“Não podemos aceitar esta possível privatização de maneira passiva, e por isso solicitei informações ao ministro Paulo Guedes, da Economia. O BNB tem um papel importantíssimo na economia nordestina, fomentando milhares de negócios de micro, pequeno, médio e até grande porte. Caso a intenção seja privatizar este banco, a bancada de todo o Nordeste precisa cobrar explicações do governo e evitar esta medida” disse Marx Beltrão.

Nordestinos contra privatização

A possível privatização do banco tem sido duramente criticada por parlamentares da região. Líder da bancada cearense no Congresso Nacional, o deputado Domingos Neto (PSD) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) não terá governabilidade se levar a cabo a privatização do Banco do Nordeste do Brasil ou sua fusão ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Já o líder da bancada do Nordeste na Câmara, deputado Júlio César (PSD-PI), encontrou-se com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e chegou a fazer um “apelo” para que a equipe econômica não privatize o Banco do Nordeste. “Pedimos para que a ideia de privatizar o Banco do Nordeste ou fundir com outro banco seja afastada”, enfatizou. Para o líder, a instituição é “o órgão do Nordeste que mais tem contribuído para seu crescimento”, afirmou Júlio Cesar.