Política

Vereadores visitam chefe do MPE/AL e reafirmam parceria entre órgão e Legislativo

Presidente Kelmann Vieira esteve acompanhado de dez parlamentares no encontro com Alfredo Gaspar de Mendonça

Por Câmara Municipal de Maceió 14/03/2019 09h09
Vereadores visitam chefe do MPE/AL e reafirmam parceria entre órgão e Legislativo
Vereadores visitam chefe do MPE/AL - Foto: Assessoria

"No trabalho que realizamos com as casas legislativas de Alagoas, a Câmara Municipal de Maceió é um excelente exemplo de relacionamento e parceria com o Ministério Público para transparência das contas públicas. Além disso, estou muito feliz pela oportunidade de receber todos vocês aqui, rever amigos e conhecer pessoalmente outros, além de suas atividades parlamentares". A afirmação foi feita pelo chefe do Ministério Público Estadual (MPE-AL), procurador-geral de Justiça Alfredo Gaspar se Mendonça, que recebeu a visita de uma comissão composta por 11 vereadores de Maceió, nesta quarta-feira (13), na sede do órgão, no bairro do Poço.

O presidente da Casa, vereador Kelmann Vieira (PSDB), liderou a comissão de parlamentares que foi até o MPE-AL, em visita de cortesia, para parabenizar Alfredo Gaspar pela recondução dele ao cargo e reafirmar a parceria da Câmara com o Ministério Público. Na ocasião, Kelmann Vieira esteve acompanhado dos vereadores Fátima Santiago (Progressistas); Lobão (PR); Chico Filho (Progressistas); Ana Hora (MDB); Mauro Guedes (PV); Beto da Farmácia (PROS); Silvania Barbosa (PRTB); Samy Malta (PTC); Siderlane Mendonça (PEN); e José Márcio Filho (PSDB).

“A Câmara Municipal de Maceió está aqui, senhor procurador-geral de Justiça, para lhe parabenizar pela permanência no cargo de chefe do MP e agradecer ao órgão, na sua pessoa, pela parceria mantida com o Legislativo municipal, no sentido de nos ajudar, com orientações, para que pudéssemos fazer as adequações necessárias ao bem do interesse público, como foi o caso do nosso do Portal da Transparência. Nessa ocasião, também reitero o interesse da Câmara em continuar com essa parceria pelos próximos dois anos que estaremos à frente do Legislativo”, destacou o presidente da Casa de Mário Guimarães.

A visita de cortesia também se transformou em debate de assuntos diversos e de interesse da população maceioense, como os problemas enfrentados pelos moradores do bairro do Pinheiro e invasões de áreas públicas no Benedito Bentes, entre outras questões. Assim como a Câmara, o MPE-AL criou uma comissão, composta por cinco promotores para acompanhar os trabalhos de mapeamento do solo do Pinheiro, ações que estão sendo desenvolvidas pelos técnicos em Geologia.

“Foi uma grande oportunidade de nos aprofundarmos um pouco mais com as questões relacionadas ao interesse dos moradores de Maceió, assim como, e não poderia deixar de ser, com relação ao Pinheiro”, disse Kelmann Vieira. Por sua vez, Alfredo Gaspar de Mendonça manifestou a vontade de trabalhar para que o MPE-AL caminhe junto da Câmara na busca de alternativas para o bairro e localidades adjacentes.

“Estamos todos preocupados com a situação do Pinheiro, sobretudo as incertezas que até agora permeiam o problema. Por isso, entendo que é momento de todos nos unirmos às autoridades que trabalham mapeando o solo da região com o objetivo de encontrar respostas para a questão. Entendo que o MPE-AL e a Câmara Municipal de Maceió podem se aproximar ainda mais para tratar desse assunto”, disse o procurador-geral.

SUZANO

Antes de se reunirem com Alfredo Gaspar, os vereadores realizaram mais uma sessão ordinária na sede da Casa, em Jaraguá. Na oportunidade, os parlamentares fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vitimas da chacina na Escola Raul Brasil, na cidade de Suzano, interior paulista, na manhã desta quarta-feira. Dois adolescentes e ex-alunos da unidade escolar entraram na instituição e atiraram contra os estudantes que estavam no pátio, em intervalo das aulas.

“Todo Brasil foi pego hoje de surpresa com mais uma tragédia de proporções inimagináveis, sobretudo para as famílias que perderam seus filhos, brutalmente assassinados dentro de uma escola em São Paulo. Esse, senhores vereadores e sociedade em geral, é mais um alerta para o fato de que não é armando a sociedade que vamos resolver os problemas de segurança pública ou qualquer que seja a situação envolvendo a vida de um ser humano. Se quisermos imitar algum aspecto dos EUA, onde a arma é legalizada em muitos dos estados, devermos copiar o modelo de Educação oferecido”, disse a vereadora Silvania Barbosa em sua fala da Tribuna.