Alagoas

Alfredo Gaspar rebate declarações de Gilmar Mendes

Ministro do Supremo chamou procuradores da Lava Jato de “cretinos”

Por 7Segundos 15/03/2019 18h06
Alfredo Gaspar rebate declarações de Gilmar Mendes
Alfredo Gaspar de Mendonça, presidente do GNCOC - Foto: Assessoria

Depois que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou, nesta quinta-feira (14), os procuradores da operação Lava Jato, chegando a chamá-los de “cretinos, os Ministérios Públicos de vários Estados criticaram a declaração.

Em Alagoas, o procurador-geral de Justiça e presidente do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), Alfredo Gaspar, emitiu uma nota rebatendo a fala do ministro.

O procurador disse que veio à público “externar enfaticamente a máxima repulsa” as declarações de Gilmar Mendes.

 “Nenhuma adjetivação será suficientemente satisfatória para desagravar essa atitude descabida, de quem deveria guardar o máximo respeito ao decoro e à dignidade da Magistratura e da Justiça”, traz um trecho da nota.

Ele também disse que se solidariza com os procuradores da Lava-Jato e reafirma o compromisso do Ministério Público em combater as organizações criminosas.

Leia a nota na íntegra:

O Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas – GNCOC, integrado por Promotores e Procuradores dos mais diversos ramos do Ministério Público Brasileiro, componentes de grupos de combate ao crime organizado do Brasil inteiro, a exemplo dos GAECOs, vem a público externar enfaticamente a máxima repulsa em virtude das destemperadas declarações proferidas na data de ontem (14 de março de 2019) pelo Ministro Gilmar Mendes contra os dignos representantes do Ministério Público Federal, integrantes da Operação “Lava Jato”, e as recebe como reflexo de um comportamento irascível. Nenhuma adjetivação será suficientemente satisfatória para desagravar essa atitude descabida, de quem deveria guardar o máximo respeito ao decoro e à dignidade da Magistratura e da Justiça. Apresentamos, neste momento, aos Procuradores da República tão injustamente aviltados, nossa mais extrema solidariedade, confiança e reconhecimento pelo importante mister desempenhado em favor da honestidade, probidade e do Estado Democrático de Direito, na certeza de que toda a sociedade brasileira partilha do mesmo beneplácito, ao tempo em que reafirmamos a vocação institucional do Ministério Público Brasileiro, no combate às Organizações Criminosas, que será fielmente cumprido, apesar dos dissabores da caminhada. Reiteremos a convicção de que, na caravana da Democracia e da Justiça, que segue firme o seu rumo, o Ministério Público ombreará sempre com a sociedade. Respeitar o Ministério Público é prestigiar a Democracia!