Política

[Vídeo] Aposentado por invalidez carrega prefeito no ombro em Marechal

Zé Carlos carrega prefeito nos ombros, mas para a Previdência é inválido

Por 7 Segundos 21/03/2019 17h05
[Vídeo] Aposentado por invalidez carrega prefeito no ombro em Marechal
Prestador de serviços foi candidato a vereador nas últimas eleições - Foto: Reprodução

Um prestador de serviços da prefeitura de Marechal Deodoro, muito ligado ao prefeito Cláudio Roberto Ayres da Costa (PSD), o Cacau, pode estar cometendo crime contra a Previdência Social. O 7Segundos teve acesso a documentos que mostram José Carlos Medeiros Gomes, que no último carnaval chegou a carregar o prefeito nos ombros, recebe mensalmente aposentadoria no valor de R$ 4.344,27.

Zé Carlos, como é mais conhecido, foi candidato a vereador em 2016 pelo PDT e ficou em décimo quinto lugar, com 582 votos. Atualmente, ele se apresenta como superintendente de iluminação pública e muitas vezes chega a atender solicitações dos moradores na antessala do gabinete do prefeito. Ele, no entanto, não aparece na folha de pagamento da prefeitura, mas segundo informações, teria um caminhão locado ao município que presta serviços de reparos em postes de energia do município.

Para as pessoas que convivem com Zé Carlos no dia a dia, o superintendente aparenta ser uma pessoa saudável. O fato de ele ter pulado carnaval em um bloco carregando o prefeito Cacau nos ombros sequer chamou a atenção> No entanto, a Previdência Social o classifica como inválido. José Carlos Medeiros Gomes, nascido em 19 de fevereiro de 1970, recebe desde 2016, o benefício de código 32 - aposentadoria por invalidez previdenciária. 

Conforme informações de analistas previdenciários, a aposentadoria por invalidez é um benefício mantido pela Previdência Social pelo período em que o segurado for considerado incapaz de exercer qualquer tipo de trabalho que lhe garanta a subsistência. Para que seja mantido, o beneficiário precisa passar periodicamente por perícia realizada por um médico do órgão. Quando o segurado recupera sua capacidade de trabalho, ou quando não comparece à perícia agendada, a aposentadoria é cancelada.

De acordo com documentos, José Carlos recebe mensalmente valor que corresponde a mais de quatro salários mínimos da aposentadoria por invalidez, mesmo sendo capaz de pular carnaval com uma pessoa sentada em seus ombros.

O 7Segundos entrou em contato com José Carlos, por telefone, mas ele preferiu não se defender. "A pessoa que diz isso vai lá e prova. Ela cita quem é, entra com uma ação que é normal e prova. Então espera a minha defesa", afirmou o prestador, que afirmou ainda que "de maneira alguma" iria se defender da denúncia para a reportagem.

A reportagem também entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura de Marechal Deodoro na terça-feira (12), que ficou de entrar em contato com o corpo jurídico do município para dar uma resposta. Mas até o fechamento desta matéria não foi encaminhada nota sobre o assunto.