Geral

“O risco de desastre está instalado no bairro do Pinheiro”, diz CPRM

Laudo que apontará causas das rachaduras será entregue em abril

Por 7Segundos 21/03/2019 12h12
“O risco de desastre está instalado no bairro do Pinheiro”, diz CPRM
Audiência pública no Senado - Foto: Reprodução

O diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Antonio Carlos Bacelar Nunes, revelou durante a audiência pública no Senado, na manhã desta quinta-feira (21), que o risco de desastre está instalado no bairro do Pinheiro, em Maceió.

“Quero dizer aos senhores que o risco de desastre está instalado no bairro do Pinheiro. Nós, como Serviço Geólogico do Brasil não podemos jamais omitir uma informação que seja verdadeira ou precisa. Nossa função não é penalizar ninguém. Eu acho que a função principal dessa audiência pública é a preservação das vidas”, afirmou Antonio Bacelar.

Na ocasião, o geólogo Thales Sampaio, que também integra a CPRM, esclareceu que a Bacia de Alagoas naturalmente apresenta fraturas e falhas geológicas. Ainda segundo o geólogo, o solo da região do Pinheiro começou a movimentar em abril de 2016. 

“A partir de junho de 2017 essa movimentação começou a aumentar, mas em 2018 houve um rompimento maior e se formou o que chamamos de rastejo [que consiste em movimento descendente, lento e contínuo da massa de solo de um talude, caracterizando uma deformação]”, revelou. 

O laudo que apontará as possíveis causas das rachaduras no bairro do Pinheiro será entregue no dia 20 de abril. “O cronograma original apontava para respostas sobre as possíveis causas dos efeitos no Pinheiro no final de maio. A gente já trouxe esse cronograma para o mês de abril”, informou o geólogo Thales Sampaio.