Cidades

Preocupados, moradores do Mutange e Bebedouro realizam assembleia

Fenômeno do bairro do Pinheiro está acontecendo nas regiões vizinhas. População planeja protesto.

Por Marcos Filipe Sousa com Rádio Gazetaweb 23/03/2019 10h10
Preocupados, moradores do Mutange e Bebedouro realizam assembleia
Área do Pinheiro e bairros vizinhos - Foto: Google Maps

A situação exposta sobre o Pinheiro e bairros vizinhos esta semana durante audiência pública em Brasília, chamou a atenção dos moradores do Muntage e Bebedouro que decidiram realizar uma assembleia nesta sábado (23).

Dados apresentados pelo diretor de Hidrologia e Gestão Territorial da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, Antônio Carlos Bacelar Nunes, de que o problema já está atingindo as comunidades vizinhas do Pinheiro causou pânico na região.

Antonio Sabino, diretor da Federação das Associações de Moradores e Entidades Comunitárias de Alagoas (Famecal) expos a situação. “A informação causou um desconforto”.

De acordo com ele, há meses os moradores destes dois bairros estão relatando os mesmo problemas do Pinheiro. “Casas estão com rachaduras”.

Sabino pediu que um cadastro já começasse a ser feito, principalmente com a população que mora nas encostas, vizinhas ao Pinheiro. “As pessoas não querem saber se o problema é causado pelo saneamento básico, natural ou devido a extração da salgema, elas querem sair”.

“O medo dos moradores é que as ações demorem a serem executadas como ocorreu no Pinheiro. Então é preciso um plano de evacuação pra região, o possível pagamento de aluguel social, tudo isso antecipadamente”, completou.

Ele informou que moradores querem que o Ministério Público Estadual (MPE) seja o intermediário com os governos Estadual e Municipal. “Na semana passada fizemos uma reunião e convidamos as defesas civis do Estado e do Município, além da Braskem e ninguém apareceu”.

E que uma manifestação poderá ocorrer na segunda-feira (25) para chamar a atenção das autoridades.