Justiça

TJ começa a esvaziar galpão com bens apreendidos em processos judiciais

Justiça pretende desocupar vários galpões alugados; material sem valor relevante está sendo entregue a cooperativa de reciclagem

Por Dicom TJ/AL 25/03/2019 10h10
TJ começa a esvaziar galpão com bens apreendidos em processos judiciais
TJ começa a esvaziar galpão com bens apreendidos em processos judiciais - Foto: Dicom TJ/AL

Dois caminhões da Cooperativa de Recicladores de Lixo Urbano de Maceió (Cooplum) chegaram logo cedo para começar a recolher bens inservíveis em posse do Poder Judiciário de Alagoas, na manhã desta segunda-feira (25), em galpão no São Jorge, em Maceió. Com a ação, a Justiça inicia o processo de esvaziamento de galpões alugados, o que levará a economia de recursos públicos.

Essa primeira leva de material inclui de caixas de som, caça-níqueis, partes de bicicletas, pneus, capacetes, entre outros itens. Todos foram apreendidos no curso de processos judiciais. O presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, fez questão de participar do momento.

“Temos um custo bastante razoável para a manutenção de vários galpões. Na perspectiva de economizar, gastar bem o dinheiro do povo, estamos dando início um processo em nome da racionalização da máquina administrativa do Poder Judiciário”, disse Tutmés.

O juiz João Dirceu preside a Comissão Permanente de Controle de Bens do Judiciário de Alagoas (Compec), que conduz os trabalhos. “Alguns se encontram aqui há mais de dez anos. Todos os bens considerados inservíveis serão a partir de hoje descartados através da cooperativa”, informou.

O magistrado explica que os bens que possuem valor econômico relevante serão levados a leilão, e o primeiro está previsto para mês de maio.

A Cooplum já possui parceria com o Tribunal de Justiça, com pontos de coleta seletiva em prédios do Judiciário. O recolhimento dos bens inservíveis pela cooperativa foi articulado com o apoio do Núcleo Socioambiental, coordenado pelo servidor Alexandre Moraes. Também participou da ação o Departamento de Material e Patrimônio, sob direção de Luiz Campos.

A previsão é que a Cooplum termine de transportar essa primeira leva de material na quarta-feira (27).