Política

[Vídeo] “Em termos políticos, o Brasil está regredindo”, diz arcebispo de Maceió

Dom Antônio Muniz afirma que país passa por crise de escuridão mental

Por 7Segundos 26/03/2019 18h06
[Vídeo] “Em termos políticos, o Brasil está regredindo”, diz arcebispo de Maceió
O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, em entrevista à Tv Cidadã - Foto: Reprodução/ TV Cidadã

O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, disse que enxerga que o Brasil está regredindo em termos políticos. A declaração foi dada em entrevista à TV Cidadã, do Tribunal de Contas do Estado (TC), nesta terça-feira (26).

Dom Antônio Muniz falou que existe um clima de hostilidade instaurando no país e que o Brasil passa por uma crise de escuridão mental, além de afirmar que houve o rompimento de políticas maiores que vejam uma América Latina fraterna.

“Nós avançamos [em políticas públicas] e precisamos parar e retomar, porque nós avançamos e elas regrediram. Trabalhamos tanto para a educação e estamos em um processo de regressão”, analisou.

O arcebispo fez as declarações sobre o Brasil quando questionado sobre o tema 'Fraternidade e Políticas Pública'', lema da campanha de fraternidade de 2019, da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Desde o ano de 1964, quando nós iniciamos a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que sempre pinçamos temas mais ligados à sociedade. Este ano, por ser muito especial para a Igreja, a Conferência decidiu, quase de forma retroativa, por um tema que abarcasse todos os demais, como educação, saúde, segurança, já que todos são políticas públicas”, explicou o arcebispo.

Para Dom Antônio Muniz, as políticas públicas precisam ser pensadas ao lado da fraternidade. “A gente precisa pensar a política pública a partir da fraternidade, com foco nos pontos de justiça, nos pontos de paz, ou seja, naqueles que só conseguiremos numa sociedade ampla, numa sociedade democrática, com gestos concretos também de políticas públicas que passam pela sensibilização e pela conversão”, disse.

Confira o vídeo da entrevista: