Infraestrutura

Programa Vida Nova nas Grotas avança em mais 28 comunidades de Maceió

Ações desenvolvidas beneficiam 48 grotas na capital

Por Agência Alagoas 27/03/2019 12h12
Programa Vida Nova nas Grotas avança em mais 28 comunidades de Maceió
Na grota de Ipioca, os serviços já foram concluídos e a obra será inaugurada no próximo mês - Foto: Ascom Setrand

O programa Vida Nova nas Grotas segue levando mais dignidade e mobilidade urbana à população residente em áreas com infraestrutura precária em Maceió. Dois anos depois do lançamento do programa e já tendo concluído os serviços de construção de escadarias, pontilhões e passeios em 20 grotas da capital, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), agora executa os serviços mais 28 comunidades.

De acordo com Alcides Tenório, secretário executivo de Transporte e Desenvolvimento Urbano, desde 2016 o Vida Nova nas Grotas beneficia áreas anteriormente esquecidas pelo poder público, tornando mais dignas as condições de moradia nesses locais por meio de obras de engenharia e de práticas que incentivam o desenvolvimento social.

“Já inauguramos 20 das 48 grotas contempladas com as obras do programa até o momento. O Vida Nova nas grotas é de grande importância para a capital alagoana, tendo em vista que quase um terço da população maceioense é composta por moradores de grotas. O programa contempla as comunidades por meio de obras que garantem mobilidade urbana, oferecendo qualidade de vida a essa população. que é muito necessitada de todos os tipos de serviços, não só os de infraestrutura. Por isso, hoje, o programa oferece palestras, oficinas e serviços para os moradores, a fim de promover o desenvolvimento social dentro das comunidades”, salientou o secretário.

Dentre as 28 comunidades atendidas atualmente, as grotas de Ipioca, Antares, do Padre, Triunfo, Eldorado e Poço Azul são as que estão em estágio mais avançado e contam com a construção de canaletas, passeios, pontilhões, instalação de corrimões, meio-fio e equipamentos públicos de convívio social e/ou de esporte e lazer. Além desses equipamentos, estão sendo construídos ainda muros de arrimo, garantindo mais segurança aos moradores.

“As obras, em 80% das comunidades com serviços em andamento, estão previstas para serem concluídas até o final do ano. As grotas de Ipioca e Antares estão prontas para serem inauguradas. Já a Grota do Padre tem previsão para conclusão nos próximos 15 dias e as grotas Poço Azul, Eldorado e Triunfo, em até 60 dias”, completou Alcides.

O programa

Intitulado Pequenas Obras Grandes Mudanças, o programa foi criado em 2016 e buscava proporcionar melhorias em mobilidade urbana para os 300 mil moradores das grotas de Maceió, por meio de obras estruturantes com a construção de escadarias drenantes, pontilhões, passeios e a instalação de corrimões nas comunidades. O programa cresceu, ganhou destaque e mudou seu nome para Vida Nova nas Grotas. Executado em conjunto por diversas secretarias e órgãos do Governo de Alagoas, o programa se tornou referência por ser o primeiro do Nordeste a estabelecer parceria com o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). Essa parceria deu novos horizontes ao programa, ampliando seu leque de ações com a implementação de projetos que promovem inclusão social e produtiva, oferecendo palestras, serviços e oficinas aos moradores das grotas.