Geral

Relatório técnico sobre o Pinheiro será entregue até 30 de abril

Rui Palmeira foi a Brasília acompanhar os desdobramentos da situação

Por Secom Maceió 28/03/2019 12h12
Relatório técnico sobre o Pinheiro será entregue até 30 de abril
Prefeito e representantes da Defesa Civil estão em Brasília para pedir celeridade na resolução dos problemas nos bairros de Maceió - Foto: Secom Maceió

Após a publicação do decreto de calamidade pública, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, foi a Brasília para acompanhar os desdobramentos da situação em âmbito federal. Nessa quarta-feira (27), ele se reuniu com representantes da Defesa Civil Nacional e com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que definiu o prazo até o dia 30 de abril para entregar o relatório técnico sobre as causas das fissuras que estão aparecendo no bairro do Pinheiro e adjacências.

Também participaram da reunião o secretário adjunto especial de Defesa Civil de Maceió, Dinario Lemos, e o senador alagoano Rodrigo Cunha (PSDB).

Após a entrega desse documento, novas ações serão definidas. “Famílias das áreas afetadas estão sendo removidas. Vamos ter que remover quase duas mil em uma próxima etapa. Estamos pensando nas vidas que estão em jogo e essa é a nossa prioridade no momento”, afirmou o prefeito.

Prefeito e representantes da Defesa Civil estão em Brasília para pedir celeridade na resolução dos problemas nos bairros de Maceió. Foto: Secom Maceió

Uma nova reunião será realizada nesta quinta (28), também em Brasília, no Ministério do Desenvolvimento Regional, com a participação de representantes dos ministérios da Infraestrutura e Habitação. O objetivo é discutir questões imediatas como o reconhecimento por parte do governo federal do estado de calamidade, remoção de famílias, FGTS e aluguel social, além das medidas que serão adotadas após a divulgação do relatório técnico.

Governo Federal

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, comprometeu-se a criar, por meio de uma portaria, um grupo de trabalho junto com o Ministério de Desenvolvimento Regional e outros órgãos, para discutir a situação do Pinheiro e dar assistência ao Município. “Isso vai ser muito importante porque nos dará segurança desse apoio sólido do governo federal”, informou.