Política

Tereza Nelma pede respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista

Como vereadora por Maceió, Tereza Nelma foi autora de cinco leis em benefício das pessoas com autismo

Por Assessoria 02/04/2019 17h05
Tereza Nelma pede respeito às pessoas com Transtorno do Espectro Autista
Tereza Nelma foi autora de cinco leis em benefício das pessoas com autismo - Foto: Assessoria

A deputada federal Tereza Nelma reforçou que a sociedade precisa aprender a conviver e respeitar as pessoas com a Síndrome do Espectro Autista e todas as demais deficiências. A deputada reafirmou seu compromisso de lutar pela causa, em participação na Sessão Especial da Câmara Federal em homenagem ao Dia Mundial do Autismo, na manhã desta terça-feira (02).

No ano passado, foi sancionada a Lei Nacional 13.652/18, que estabelece 2 de abril como o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo. Enquanto vereadora por Maceió, Tereza Nelma foi autora dessa mesma lei, no âmbito municipal, desde 2015 (Lei 6374/2015). O que mostra o seu engajamento em dar visibilidade e garantia de direitos às pessoas com essa condição e seus familiares.

“Temos que continuar nessa luta. Fui vereadora em Maceió e autoria de cinco leis voltadas para promoção dos direitos das pessoas com autismo. Dentre elas, a lei que oferece preferência nas filas de estabelecimentos públicos e privados, já funcionando em Maceió. Hoje as famílias são mais respeitadas, mas precisamos fazer mais. Sou presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Câmara Federal, coordenadora do Turismo Acessível na Frente Parlamentar do Turismo e faço parte da Comissão da Pessoa com Deficiência. E vejo que a sociedade precisa ter essa convivência, tratando-os como sujeitos de direitos”, disse a deputada.

Uma história junto às pessoas com autismo

Como vereadora por Maceió, Tereza Nelma foi autora de cinco leis em benefício das pessoas com autismo. Além de instituir o Dia Municipal no calendário oficial de Maceió, também criou a lei que estabelece princípios para Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do aspecto Autista.

A Lei nº 6799/2018, que cria o programa de conscientização e obriga a inclusão e reserva de vagas na rede pública e privada de educação de Maceió para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista. E um projeto de lei, ainda em tramitação, que estabelece a obrigatoriedade dos pediatras do SUS aplicarem protocolos para identificar sinais de autismo em crianças com até 18 meses de vida.

“Tenho um bom relacionamento com as entidades ligadas às pessoas com autismo e seus familiares, em todo o Brasil. Isso me auxilia a sempre trazer à tona pautas de discussões nacionais. Meu engajamento permanecerá forte, agora, aqui na Câmara dos Deputados, lutando por projetos melhores. Sempre buscando uma maior qualidade de vida para todos aqueles com essa condição.”, completou.