Turismo

Turismo: secretário é eleito presidente de associação nacional

Por Secom Maceió 03/04/2019 13h01
Turismo: secretário é eleito presidente de associação nacional
Secretário Jair Galvão assume presidência da Anseditur em assembleia que contou com a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio - Foto: Ascom Semtur

O titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur) foi eleito presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo (Anseditur), durante agenda na World Travel Market (WTM) Latin America – um dos principais eventos de turismo do mundo -, que teve início nesta terça-feira (2) em São Paulo e segue até a próxima quinta-feira (4). A posse do gestor contou com a participação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, na primeira assembleia geral da Anseditur em 2019, realizada na Expo Center Norte.

Galvão já ocupava a presidência da entidade desde novembro do ano passado, quando deixou a vice-presidência e assumiu o lugar do então presidente Richard Alves, ex-representante de Porto Seguro. O secretário de Turismo de Maceió foi reconduzido ao cargo mediante eleição da nova diretoria e segue na presidência da principal entidade de promoção ao turismo nas instâncias municipais por mais dois anos.

De acordo com o secretário, a posição é estratégica para o destino Maceió, que passou a liderar as interlocuções das demandas municipais junto ao governo federal. “O desafio à frente da Anseditur confere posição de destaque à capital alagoana no cenário nacional dos municípios turísticos brasileiros e fortalece ainda mais o desenvolvimento do turismo local, junto à Prefeitura de Maceió e o trade turístico. O Turismo de Maceió fica mais próximo do governo federal, das pautas legislativas e das políticas públicas voltadas para o setor, com maior participação nos debates nacionais”, destacou Jair Galvão.

A primeira reunião ordinária de 2019 também contou com a participação do secretário Nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo (MTur), Bob Santos, que apresentou programas e diretrizes do governo federal, e do presidente da Comissão de Turismo na Câmara dos Deputados do Congresso Nacional, Newton Cardoso Júnior, que abriu espaço para interlocução junto à Anseditur, na defesa das pautas legislativas de interesse do setor.

Entre os principais assuntos técnicos discutidos durante a assembleia, estavam o planejamento estratégico de ações ao longo do ano, fortalecimento da comunicação com os dirigentes, benefícios voltados aos associados, pautas legislativas atuais e acordos de cooperação.

“Assumo a presidência com o compromisso de continuar fortalecendo essa entidade que representa mais de 3800 municípios turísticos, na defesa de pautas e temas que contribuam para o desenvolvimento do setor. Vamos priorizar uma agenda independente, com acordos de cooperação para qualificação das instâncias municipais e programas estratégicos que contribuam para o crescimento da economia do país”, afirmou o secretário.

A Anseditur é um colegiado que conta com representantes de cidades turísticas das cinco regiões do País. Com assento no Conselho Nacional de Turismo, a associação faz parte do Sistema Nacional de Turismo e atua como principal interlocutora das demandas municipais no Governo Federal.

Tags: