Alagoas

Marx cobra do Ministério da Saúde soluções para UPA de Delmiro e para o programa do glaucoma

O parlamentar, que coordena a bancada alagoana no Congresso, foi recebido no Ministério pelo secretário Francisco de Assis Figueiredo

Por Assessoria 03/04/2019 14h02
Marx cobra do Ministério da Saúde soluções para UPA de Delmiro e para o programa do glaucoma
Marx Beltrão - Foto: Assessoria

O deputado federal Marx Beltrão se reuniu com o secretário de Atenção à Saúde (SAS) no Ministério da Saúde (MS) em Brasília para cobrar celeridade e soluções para dois temas importantes para a área em Alagoas: a garantia de continuidade do programa do glaucoma na capital e nos demais municípios do estado e a reclassificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Delmiro Gouveia. O parlamentar, que coordena a bancada alagoana no Congresso, foi recebido no Ministério pelo secretário Francisco de Assis Figueiredo.

“Apresentei ao secretário estas duas pautas fundamentais. Uma voltada a todo o estado que é a questão do programa do glaucoma e a outra com foco no sertão, que é a reclassificação da UPA de Delmiro Gouveia. Estou trabalhando para a UPA ser reclassificada, receber mais investimentos e assim poder atender pacientes não só de Delmiro, como de outros municípios da região. Já sobre o glaucoma, o secretário se comprometeu a acompanhar o caso de Alagoas, porque não podemos deixar os pacientes do estado sem receber seus colírios” disse Marx Beltrão.

A reclassificação de da UPA de Delmiro, de categoria de unidade de saúde de tipo I para tipo II, vai poder garantir mais recursos para a unidade e a ampliação de seu atendimento. Sobre o programa do glaucoma, Marx Beltrão já havia protocolado na Câmara requerimento destinado ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, cobrando explicações sobre problemas na execução do programa junto aos alagoanos. O documento foi apresentado por Beltrão na reunião da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). Marx é vice-presidente da Comissão, que trata do tema da saúde na Câmara dos Deputados. 

A Secretaria de Atenção à Saúde tem como uma de suas principais atribuições, formular e desenvolver políticas de atenção à saúde em parceria com estados e municípios, para garantir o acesso e a qualidade dos serviços de saúde e programas para a população.  Além de estabelecer as diretrizes para a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) no país, observando os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).