Saúde

Empresários alagoanos abraçam campanha em prol dos portadores com doenças raras

Projeto é iniciativa do Instituto Dr. Hemerson Casado; ação arrecada fundos para pesquisas e ações de assistência social

Por Assessoria 04/04/2019 11h11
Empresários alagoanos abraçam campanha em prol dos portadores com doenças raras
empresários alagoanos abraçam campanha em prol dos portadores com doenças raras - Foto: Assessoria

Empresários do setor gastronômico de Alagoas se reuniram, na última segunda-feira (1º), em Maceió, para a apresentação do projeto “Um Prato Pra ELA”, que visa arrecadar fundos para pesquisas e ações de assistência social em prol dos portadores com doenças raras. A iniciativa, que alia culinária e solidariedade, foi idealizada pelo Instituto Dr. Hemerson Casado e conta com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

Hemerson Casado, ativista e presidente do Instituto que leva o seu nome, afirma que a ideia surgiu a partir da necessidade de viabilizar grandes projetos para ajudar aqueles que mais precisam. “ELA” é a sigla para Esclerose Lateral Amiotrófica, doença rara e degenerativa que causa paralisia motora e progressiva.

“Os bares e restaurantes vão eleger pratos dos seus cardápios e destinarão o valor simbólico de R$1 a partir da venda de cada refeição para a causa dos raros. Eu acredito que a união faz a força. É uma verdadeira corrente de solidariedade”, explica.

CASE DE SUCESSO

Na oportunidade estiveram presentes os representantes dos seguintes estabelecimentos: Divina Gula, Lopana, Senhor Gelado, Santorégano, Massagueirinha, Maikai e Anamá. Os restaurantes Le Corbu e Bicho do Mar, além do pub El Porteño, também prometeram colaborar. Os empresários elogiaram a ideia e imediatamente abraçaram a causa.

A barraca de praia Lopana, que aderiu ao projeto há 4 anos, foi apresentada como case de sucesso. Eduardo Salles, gestor do estabelecimento, sensibilizou os participantes e destacou que essa parceria, com foco na responsabilidade social, tem produzido bons frutos. “Essa foi a maneira que encontramos de colaborar com essa luta. Temos que incentivar para que outros empresários façam o mesmo”, resume.

A MARCA

A logo do projeto remete ao "prato da boa lembrança", onde os donos dos restaurantes, em parceria com artesãos, entregavam aos seus clientes pratos pintados com cores vibrantes para coleção. Com essa atitude os clientes saíam satisfeitos não só com as delicias culinárias, mas também com o presente. No caso do projeto, as lembranças na qual os clientes se recordariam seriam a sua doação para um projeto social.

SINALIZAÇÃO

Os pratos que foram escolhidos para participar do Um Prato Pra ELA serão identificados no cardápio dos estabelecimentos, a partir da apresentação da logo da campanha e um breve texto explicativo informando o objetivo da iniciativa e a destinação dos recursos.

“Eu espero que essa ideia viralize entre os empresários. Vamos continuar trabalho por aqueles que não tem ninguém. Os pacientes e suas famílias agradecem”, finaliza o cirurgião cardiovascular e presidente, Hemerson Casado.