Política

Cibele Moura representa região Norte em reunião com pescadores

Deputada participou de encontro que discutiu seguro defeso e demandas da categoria

Por Assessoria 04/04/2019 18h06
Cibele Moura representa região Norte em reunião com pescadores
Cibele Moura - Foto: Assessoria

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) participou, nesta quinta-feira (4), de reunião no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em Alagoas (Mapa/AL), com o superintendente federal Alay Correia. O encontro, que teve a presença de um grupo de parlamentares, foi solicitado pela Federação dos Pescadores de Alagoas, para tratar de demandas da classe e do acesso ao seguro defeso. O benefício é destinado aos profissionais que ficam impossibilitados de pescar no período do defeso, época de reprodução das espécies. 

“Foi muito importante este encontro porque tratamos de algo que é fundamental para o pescador nesse período em que eles não podem por força da lei trabalhar. Como representante da região Norte de Alagoas, onde a pesca é uma das principais fontes de renda de muitas famílias, tenho o compromisso com a categoria e estarei atuante para assegurar aos pescadores o apoio que precisarem na Assembleia”, afirma Cibele.  

Na Assembleia Legislativa Estadual (ALE) foi criada a Frente Parlamentar em Defesa da Pesca. Ações começam a ser desenvolvidas para resolver os problemas apresentados pelos pescadores e fortalecer o setor produtivo da pesca.  

A categoria apresentou, entre outras dificuldades, a emissão de carteiras, cadastramento dos pescadores, seguro-defeso do INSS e defasagem da Lei da Pesca. Os deputados sugeriram aos trabalhadores a criação de uma frente em defesa da pesca, com a participação da Secretaria de Agricultura, Semarh, Ufal, Federação e colônias de pescadores para definir o plano de ação. Também devem ser agendas reuniões com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) e com o comando do INSS no Estado.