Geral

Indígenas bloqueiam BR-101 em protesto contra proposta do governo federal

Cerca de 20 manifestantes bloquearam a via e atearam fogo em pneus

Por 7Segundos 05/04/2019 09h09
Indígenas bloqueiam BR-101 em protesto contra proposta do governo federal
Protesto ocorre na BR-101 - Foto: Ricardo de Campos

Indígenas da tribo Wassu Cocal bloquearam, na manhã desta sexta-feira (5), os dois sentidos do quilômetro 25 da BR-101, no município de Joaquim Gomes. A manifestação é contra a proposta do governo federal de municipalizar a saúde indígena.

Para impedir a passagem de veículos, os manifestantes interditaram a via com galhos de árvores e atearam fogo em pneus. Eles também exibem um cartaz com os seguintes dizeres: "Pelos Direitos da Saúde Índigena".

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha a manifestação de perto. Segundo a PRF, há cerca de 20 manifestantes no local. Eles afirmaram que irão liberar a via por volta das 12h. 

Municipalização da Saúde

Para os índigenas a proposta do governo federal irá trazer precarização dos serviços de saúde, atualmente federalizados. Segundo as lideranças, os municípios não teriam capacidade de oferecer o serviço, implicando na queda da qualidade da atenção básica à indígenas.

As lideranças citam a Lei 9.836/99, que determina à União o subsídio do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. Para eles, a mudança também poderá proporcionar o fim da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).