Cidades

Prefeitura e CGU firmam parceria para apurar irregularidades

O cruzamento já identificou, até agora, quase seis mil servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas com indícios de irregularidades

Por Secom Maceió 11/04/2019 18h06
Prefeitura e CGU firmam parceria para apurar irregularidades
Representantes do Iprev Maceió e da CGU firmam parceria para esclarecer indícios de irregularidades - Foto: Assessoria

Representantes do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev Maceió), receberam, nesta quinta-feira (11), na sede do órgão, técnicos da Controladoria Geral da União (CGU) e firmaram parceria para esclarecer indícios de irregularidades na folha de pagamento do Município.

A reunião faz parte das ações do Iprev Maceió para monitorar, auditar e avaliar inconformidades na folha de pagamento do Município e dar celeridade à apuração dos casos de indícios de irregularidade contra a previdência e a administração pública. Os casos foram identificados por meio de cruzamento de dados entre as bases de dados da Prefeitura de Maceió, do Sistema Nacional de Óbitos (Sisob), do Cadastro Nacional Informações Sociais (CNIS) e da Base de Dados do INSS .

O cruzamento já identificou, até agora, quase seis mil servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas com indícios de irregularidades. O Iprev Maceió segue com a comparação entre bases de dados e, em breve, cruzará as informações previdenciárias do Município com o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), do Governo Federal e com outras bases de dados disponibilizadas pela CGU.

Entre as inconsistências, foram encontrados casos de óbitos, incompatibilidade de aposentadorias e benefícios e conflito de carga-horária entre os setores público e privado.

Segundo a diretora-presidente do Iprev, Fabiana Toledo, a parceria entre os órgãos integra o conjunto de medidas adotadas pelo município em busca de transparência, gestão integrada das informações de pessoal e folha de pagamento, além da automação de auditorias sistemáticas e integração com órgãos de controle.

“A equipe vai trabalhar de forma colaborativa e integrada com o objetivo de apresentar rapidamente os resultados efetivos dessa parceria, em prol da administração pública e beneficiando a população como um todo”, pontuou a gestora.

Participaram da reunião a diretora-presidente do Iprev, Fabiana Toledo, a diretora de benefícios do Iprev, Ana Carla Tavares, o coordenador-geral de Manutenção de Benefícios do Iprev, Adler Almeida, a assessora técnica do Iprev, Gabriela Martins, além dos auditores federais de Finanças e Controle, Jercia Lins e Nelton Martins.