Polícia

Polícia Civil identifica autor de fake news sobre bairro do Pinheiro

Compartilhamento de notícias falsas pode ser punido civil e criminalmente, alerta delegado

Por Redação, com assessoria 12/04/2019 08h08
Polícia Civil identifica autor de fake news sobre bairro do Pinheiro
Delegado Thiago Prado - Foto: PC/AL

A Polícia Civil de Alagoas já identificou um dos autores de fake news (notícias falsas) que estão sendo divulgadas nas redes sociais sobre a situação dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió, e que vêm causando pânico à população.

O caso vem sendo investigado por uma equipe de policiais civis comandada pelo delegado Thiago Prado, da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic), responsável por apurar crimes cibernéticos.

O delegado explicou que outras pessoas estão sendo investigadas, em inquéritos abertos naquela unidade policial. A criação e divulgação das fake news, segundo ele, trata-se de uma contravenção penal que pode ser punida civil e criminalmente.

“Há quem pense que as redes sociais podem ser usadas de forma irresponsável, e que não serão identificados. Não é assim. A polícia dispõe de mecanismos de investigações para chegar a essas pessoas que espalham essas notícias falsas”, disse o delegado, destacando que compartilhar essas fake news também gera punição.