Política

Ex-presidente do Peru morre após atirar na própria cabeça

Alan García disparou contra o próprio corpo após a polícia chegar em sua casa para prendê-lo por caso envolvendo a Odebrecht

Por O tempo 17/04/2019 12h12
Ex-presidente do Peru morre após atirar na própria cabeça
O ex-presidente do Peru, Alan Garcia - Foto: Guadalupe Pardo/Reuters

O ex-presidente do Peru, Alan García, de 69 anos, morreu nesta quarta-feira (17) em consequência de um ferimento a bala na cabeça depois que ele tentou se matar em sua casa, pouco antes de ser detido pela polícia em um caso vinculado ao escândalo Odebrecht.

"Alan García morreu, viva o Apra", afirmou Omar Quesada, secretário-geral do partido de Garcia. O ex-presidente teria dado um tiro na própria cabeça antes de ser preso em sua residência. Ele chegou a ser levado para um hospital de Lima e passou por cirurgia.

O ex-presidente peruano era alvo de uma investigação sobre suborno no caso empreiteira Odebrecht, está no centro do maior escândalo de corrupção na América Latina depois de ter admitido, em acordo assinado em 2016 com o Departamento de Justiça dos EUA, ter pago mais de US$ 800 milhões em propinas em diversos países da região para ser beneficiada em grandes obras de infraestrutura.

No Peru, a empresa informou ter pago US$ 29 milhões entre 2005 e 2014. O caso atingiu também os ex-presidentes peruanos Alejandro Toledo (2001-2006), e Ollanta Humala (2011-2016) e Pedro Pablo Kuczynski (2016-2018, todos sob investigação da promotoria.