Turismo

Prefeitura oferece capacitação em espanhol para trabalhadores da orla

Projeto é uma capacitação voltada aos profissionais que atuam na orla marítima da capital alagoana

Por Ascom Semtur 18/04/2019 08h08
Prefeitura oferece capacitação em espanhol para trabalhadores da orla
Programa oferece capacitação em Espanhol - Foto: Ascom Semtur

Em uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (17), na sede da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), foi apresentado o Habla Maceió. O Projeto é uma capacitação voltada aos profissionais que atuam na orla marítima da capital alagoana e tem como objetivo desenvolver a prática da conversação com turistas estrangeiros.

Com o propósito de qualificar os prestadores de serviço, facilitar o trabalho deles e aprimorar o atendimento aos turistas, o Habla Maceió terá início ainda esse semestre com cursos de Espanhol para quem tem contato direto com estrangeiros que visitam Maceió.

Segundo o diretor de estruturação da Semtur, Leonardo Lins, o projeto visa ampliar a atuação da Prefeitura de Maceió com os profissionais ligados ao segmento turístico e qualificá-los para melhor atender os estrangeiros que visitam a capital alagoana. “É importante que a gente consiga oferecer essas capacitações e trabalhar diretamente a estruturação do destino Maceió. Alinhar essas ações com parceiros é fundamental para que a gente avance nessa qualificação”, afirmou.

O projeto conta com capacitações gratuitas e uma metodologia exclusiva desenvolvida pelo Bilbao Centro Cultural, que trabalha com o ensino de idiomas. Nesta fase piloto, o Habla Maceió irá contemplar jangadeiros que realizam passeios turísticos nas piscinas naturais da Pajuçara, ambulantes que alugam cadeiras e sombreiros, artesãos e profissionais que atuam nos bares, mixes e quiosques da orla.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Bilbao, Tácia Albuquerque, a oficina de conversação básica voltada para o setor turístico é parte de um projeto maior de qualificação profissional e objetiva aprimorar a recepção aos turistas por meio de uma metodologia direcionada. “O nosso objetivo é que as aulas sejam dinâmicas e relacionadas à vivência dos prestadores de serviço, para que eles consigam usar o idioma no dia a dia e melhorar as suas práticas, o relacionamento e o entendimento com esse público que visita a nossa cidade”, explicou.

Ao longo da reunião, além da proposta do projeto, foi discutido como deve funcionar o seu cronograma anual. O encontro contou com a participação de representantes da feirinha de artesanato da Pajuçara, Abrasel, ambulantes da orla e da Colônia de pescadores Z1, assim como os parceiros do projeto, Bilbao Centro Cultural e Misa.