Religião

Arcebispo de Maceió fala sobre casos de abuso envolvendo a Igreja

"É preciso falar sobre esse assunto", disse Dom Antônio Muniz na Missa do Crisma

Por 7Segundos 18/04/2019 14h02
Arcebispo de Maceió fala sobre casos de abuso envolvendo a Igreja
Missa celebrada na manhã desta quinta (18) na Catedral - Foto: Assessoria

Católicos se reuniram na manhã desta quinta-feira (18) na Catedral Metropolitana, localizada no Centro da capital, para a tradicional Missa do Crisma, que faz parte das celebrações da Semana Santa. Dom Antônio Muniz Fernandes, falou em sua homilia sobre os casos de abuso sexual envolvendo a Igreja Católica.

Na missa que reuniu fiéis e padres da Igreja, o arcebispo seguiu a linha do Papa Francisco nas últimas semanas onde falou sobre o tema em missas e audiências públicas.

"É muito sério e não posso deixar de falar. Estamos em uma grande crise que desmorona os principios cristãos. O mundo não grita mais por Deus e ouve fantasmas, pessoas e políticos com falsas promessas'.

Neste ponto ele se dirigiu aos padres. "A crise também atinge nós sacerdotes e estamos perdendo a credibilidade com as pessoas. Padre e ganância por dinheiro não combinam juntos. O dinheiro leva à ganância e ao prazer, e os casos de pedofilia e abuso praticados pelo clero nos fazem refletir".

O arcebispo pediu que a Igreja em Maceió fosse formada por mártires e que desse testemunhos de santidade. "Santo se faz no serviço e no dia a dia".

A homilia fez parte da Missa do Crisma, onde os óleos usados nos sacramentos da Unção dos Enfermos, no Batismo dos Catecumenos são abençoados e o do Crisma é consagrado.