Segurança

Alagoas terá presídio exclusivo para dependentes químicos, sinaliza Tutmés Airan

Informação foi confirmada pelo presidente do TJ/AL, Tutmés Airan, nesta terça (23)

Por 7Segundos 23/04/2019 12h12
Alagoas terá presídio exclusivo para dependentes químicos, sinaliza Tutmés Airan
Sistema prisional de Alagoas - Foto: Caio Loureiro / Ascom TJAL

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), Tutmés Airan, afirmou em entrevista à imprensa, na manhã desta terça-feira (23), que Alagoas terá um presídio exclusivo para dependentes químicos. A informação foi dada durante assinatura do acordo do Termo de Cooperação entre a Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social, TJ/AL e Associação Empresarial do Núcleo Industrial (Assenibo), que terá como objetivo incluir no corpo de funcionários das empresas cerca de 200 reeducandos em cumprimento de pena no Estado.

"O projeto está ficando pronto. Vai ser uma parceria entre Executivo e Judiciário. É uma ideia inusitada no país, na linha de recuperação, de dar esperança, de que o preso enxergue um novo caminho, adiante, quando ganhar liberdade", disse Tutmés Airan.   

Em 2015, o governador Renan Filho (MDB) sinalizou a criação de um regime semiaberto para reeducandos do Sistema Prissional que são dependentes químicos. A medida visa reduzir a pena para que sejam tratados foram o presídio. Para o chefe do executivo estadual, com a medida, a vara prisional vai reduzir a pena para o dependente ser tratado fora do presídio.