Geral

Ronda no Bairro leva palestras sobre suicídio e drogas a alunos de escolas estaduais

Ações fazem parte de cronograma especial de encontros que se estende até meados de maio em escolas da Orla e do Jacintinho

Por Assessoria 23/04/2019 12h12
Ronda no Bairro leva palestras sobre suicídio e drogas a alunos de escolas estaduais
Ronda no Bairro leva palestras sobre suicídio e drogas a alunos de escolas estaduais - Foto: Assessoria

O Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, dará início a uma série de palestras e rodas de conversa com estudantes de escolas estaduais do bairro Jacintinho e da região da Orla de Maceió, a fim de conscientizar os alunos sobre os males do uso de drogas e a prevenção ao suicídio.

Organizado pela equipe de Articulação e Mobilização Social do programa, o ciclo começa nesta quarta-feira (24) na Escola Estadual Professor Theotonio Vilela Brandão, no Santo Eduardo. A palestra, em parceria com a Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), contará com a presença de um psicólogo que abordará questões relacionadas ao suicídio.

O profissional falará sobre as principais causas, como prevenir e como lidar com o problema. Também haverá espaço para que os alunos possam se manifestar e esclarecer dúvidas sobre o tema.

Para o mês de maio, a equipe organizou rodas de conversa que acontecerão nos dias 7 e 8, no período da manhã, e 14 e 15 à tarde, na Escola Estadual Professor Rosalvo Lobo, no bairro da Jatiúca, com palestras motivacionais de prevenção às drogas.

De acordo com a coordenadora da equipe, Áurea Vasconcelos, o objetivo é mostrar às crianças e adolescentes que elas podem se abrir sobre estes temas, ainda considerados tabus na sociedade, e despertar neles o desejo pela informação e pelo cuidado, a fim de evitar o crescimento no número de usuários de drogas e estagnar o número de suicídios, cada vez maior entre o público. “Queremos estar sempre presentes para que possamos criar vínculo, confiança e ajudar na prevenção à violência com temas relevantes e atuais”, afirmou.

Já na manhã desta quarta-feira (24) acontecerá uma roda de conversa na Escola Estadual Manoel Simplício do Nascimento, no Jacintinho, onde o maratonista alagoano Jadson Sena falará a crianças e adolescentes que estudam na instituição, contando sobre sua trajetória de vida e o sucesso como atleta.