Política

AL pode ganhar prazo para aprovar reforma em sua previdência

Governo tenta negociar o prazo de seis meses para estados e municípios

Por 7Segundos com O Globo 24/04/2019 14h02
AL pode ganhar prazo para aprovar reforma em sua previdência
Assembleia Legislativa de Alagoas - Foto: Google

Com o texto da reforma da Previdência aprovado na Comissão de Constituição e Justiça ( CCJ ) na terça-feira (23), já iniciam as movimentações dentro da Câmara para tentar tirar os servidores municipais e estaduais do texto original. Caso o contrário, o Governo vai pressionar Estados e Municípios em aprovarem suas reformas em seis meses.

Caso o Governo de Alagoas e os municípios não conseguirem, os servidores entram automaticamente nas regras da reforma nacional. 

A proposta do presidente Jair Bolsonaro enquadra automaticamente funcionários estaduais e municipais e vai além, ao obrigar os governos regionais a criarem contribuição extraordinária para resolver os déficits dos seus regimes previdenciários.

No início da semana, o governador Renan Filho (MDB) afirmou que tem acompanhado as discussões da Reforma da Previdência. Para o chefe do executivo estadual, o país precisa aprovar uma reforma que não tire os direitos dos mais pobres.

Renan citou o modelo de capitalização individual da previdência chilena, implantado pela ditadura de Augusto Pinochet nos anos 1980, que inspira a proposta de reforma da Previdência de Bolsonaro. "Esse sistema de capitalização que transformou classe média no Chile em pobre não dará certo no Brasil. O Brasil não tem condições para implantar um sistema como esse. Nós temos que fazer uma reforma que retire privilégios, que não permita que o cidadão se aposente antes dos 50 anos", complementou.