Política

Em Brasília, Rui Palmeira discute criação de Centro Cultural em Jaraguá

Medida faz parte das ações da gestão municipal de revitalização do bairro histórico

Por Assessoria 25/04/2019 11h11
Em Brasília, Rui Palmeira discute criação de Centro Cultural em Jaraguá
Rui Palmeira se reúne com Dnit, em Brasília - Foto: Assessoria

Durante reunião, na manhã desta quinta-feira (25), em Brasília, o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) cessão de área para instalação de um Centro Cultural no bairro de Jaraguá. A medida faz parte das ações da gestão municipal de revitalização do bairro histórico.

“É mais uma solicitação que viemos fazer ao Dnit. A Prefeitura tem trabalhado para revitalizar o bairro histórico de Jaraguá e nós solicitamos uma grande área que pertence ao Dnit para que a Prefeitura possa revitalizar, fazendo um Centro Cultural da região”, destacou o prefeito Rui Palmeira.

A área de instalação do Centro Cultural compreende galpões históricos da antiga estação ferroviária. A intenção é revitalizar a estrutura para transformar num espaço de arte popular, com área de exposição e ateliê para os mestres da cultura popular.

“Estamos discutindo o projeto com o Iphan para que este espaço venha promover o desenvolvimento da arte popular”, reforça o secretário adjunto de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Tácio Rodrigues.

O prefeito de Maceió garantiu que já há recursos para a implantação do Centro Cultural e aguarda apenas a cessão da área para promover mais este projeto importante para o bairro de Jaraguá. “Foi dado um prazo de dois meses e eu acredito que não vai haver empecilho por parte do Dnit. A gente recebendo esta autorização de cessão, a Prefeitura já tem o recurso federal garantido para fazer esta obra de revitalização nestes galpões históricos que pertencem ao Dnit e vamos revitalizar mais uma área importante da cidade”, disse Palmeira.

O prefeito de Maceió lembrou ainda das ações que a Prefeitura de Maceió vem adotando visando a revitalização do bairro histórico de Jaraguá, com iniciativas de incentivos urbanísticos e tributários para promover a ocupação da área e a apropriação pelos cidadãos. Entre elas, o Centro Pesqueiro, onde reforçou o compromisso de entregar o espaço no dia 6 de maio.

“Já que estaremos agora no dia 6 de maio entregando o Centro Pesqueiro de Jaraguá, nós também estamos solicitando esta outra área para que seja devidamente revitalizada e que tenhamos um bairro histórico, onde a cidade começou, onde Maceió nasceu, devidamente organizado e que possa, num futuro próximo, ser um novo atrativo turístico para a cidade”, finalizou Rui Palmeira.

Centro Pesqueiro

O Centro Pesqueiro terá depósitos, estaleiros, mercado de peixe (com área de vendas e armazenamento), lanchonete, fábrica de gelo, oficinas – fabricação e conserto das redes de pesca, fabricação e conserto de leme e elétrica para barco e motor para barco, sorveteria e muito mais.