Religião

Polícia Militar celebra procissão e missa de São Jorge nesta segunda (29)

Evento faz parte das tradições da PM desde 1954

Por Redação, com assessoria 29/04/2019 08h08
Polícia Militar celebra procissão e missa de São Jorge nesta segunda (29)
Há 65 anos, Polícia Militar de Alagoas celebra o padroeiro São Jorge - Foto: Ascom PM/AL

A Polícia Militar de Alagoas celebra nesta segunda-feira (29) a procissão e missa em homenagem ao seu padroeiro São Jorge. O cortejo saiu, às 7h, da Capela em honra ao santo guerreiro localizada ao lado do Quartel do Comando-Geral (QCG), no Centro de Maceió, e seguirá até a Catedral Metropolitana da Capital, onde acontecerá a Celebração Eucarística.

O evento faz parte das tradições da PM desde 1954, com a fundação da Capela batizada com o nome do santo. Todos os anos, militares, familiares e devotos do santo saem pelas ruas de Maceió entoando hinos e louvores a Deus pela intercessão do grande mártir cristão. A Banda da PM acompanha a procissão.

Para o comandante-geral da PM, a celebração é um momento de fé e agradecimento pelo exemplo do santo que também foi militar.

"Este é um momento para processamos a nossa fé assim como São Jorge fez antes de morrer pela sua religiosidade. O testemunho dele nos encoraja a continuar com a missão em favor do desconhecido. Peçamos ao nosso padroeiro proteção para seguir adiante com a missão constitucional que nos foi confiada", afirmou o coronel Marcos Sampaio.

O dia de São Jorge é celebrado pela Igreja Católica todos os anos em 23 de abril, no entanto, por orientação do Ordinariado Militar do Brasil, as comemorações em homenagem ao padroeiro da PM só serão realizadas nesta segunda (29) por causa das celebrações litúrgicas da Páscoa.

De acordo com a orientação, a memória facultativa de São Jorge não poderia ser celebrada dentro da Oitava da Páscoa, por estar em posição inferior a esta solenidade na tabela dos dias litúrgicos do novo calendário romano geral da Igreja.