Saúde

Santa Casa de Maceió participa de corrente de doação de sangue da série ‘Sob Pressão’

Participam da iniciativa hemocentros de 89 cidades, de 19 estados do Brasil, sendo Alagoas representada pelo Banco de Sangue da Santa Casa

Por Assessoria 02/05/2019 10h10
Santa Casa de Maceió participa de corrente de doação de sangue da série ‘Sob Pressão’
Os atores Marjorie Estiano e Julio Andrade, de ‘Sob Pressão’, durante uma ação de doação de sangue da série ‘Sob Pressão’ - Foto: Divulgação

A terceira temporada de Sob Pressão estreia nesta quinta (02/05) convidando os telespectadores a participar de uma corrente de doação de sangue.

Atores da impactante série global passaram a semana convidando os brasileiros a doar sangue em “spots” que permearam a programação da emissora.

Participam da iniciativa hemocentros de 89 cidades, de 19 estados do Brasil, sendo Alagoas representada pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Maceió e o Hemoal.

Para tanto, esta rede de hemocentros preparou-se para receber os doadores de sangue que se sensibilizarem com a campanha.

Além do Rio de Janeiro, que realizou a ação pela primeira vez no lançamento da temporada anterior, as emissoras da Globo em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Maceió e outros 18 grupos afiliados, estão envolvidos nessa corrente do bem. Serão 99 pontos de coleta espalhados por todo o Brasil.

Onde doar?

Serviço de Hemoterapia da Santa Casa de Maceió – Rua Barão de Maceió, Centro Maceió-AL. Segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h e das 13h às 16h.

Hemoal – Rua Dr. Jorge de Lima, 58 Trapiche da Barra Maceió-AL. Segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h.

Posso doar?

Para doar sangue, o voluntário deve ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e portar um documento de identificação com foto. Aos menores de 18 anos é necessário estar acompanhado dos pais para que autorizem o procedimento.

Não podem doar pessoas que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, bem como mulheres grávidas ou que estejam amamentando.

É preciso ainda respeitar um prazo de dois meses, no caso dos homens, ou de três meses, quando se tratar das mulheres, para doar novamente.

Quem tomou vacina contra a influenza pode fazer a doação de sangue três dias após ter sido imunizado.