Saúde

Saúde capacita médicos para atuação com população idosa

O objetivo foi ofertar uma qualificação na Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa

Por Ascom SMS 02/05/2019 10h10
Saúde capacita médicos para atuação com população idosa
Saúde capacita médicos para atuação com população idosa - Foto: Ascom SMS

Um grupo de médicos generalistas das Unidades Básicas de Saúde de Maceió participou de uma capacitação para atendimento dos usuários idosos, nessa terça-feira (30), no Auditório da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), localizado no Jaraguá.

O objetivo foi ofertar uma qualificação na Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa, em que são observados os fatores sociais, psicológicos, físicos, cognitivos e tudo que abrange as questões de saúde do idoso.

A primeira turma do minicurso contou com a abordagem dos aspectos demográficos e epidemiológicos desses pacientes, a fisiologia do envelhecimento, a importância do registro na Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa ,  medicação e prescrição em idosos, além da discussão de casos clínicos.

Segundo a coordenadora de Saúde do Idoso da SMS, Denise Lima, é importante que os profissionais saibam quais as melhores maneiras de atender às necessidades dos usuários. “Os médicos têm papel fundamental, porque , a partir do olhar dele, serão observadas as condições de saúde do paciente, suas necessidades, quais os encaminhamentos que ele vai dar, formas de prevenção e toda a atenção à saúde do idoso”, explicou.

A capacitação é uma iniciativa da Coordenação de Saúde do Idoso do Município, com a parceria da Sesau, e foi ofertada por dois geriatras, que atuam no Estado, além do fisioterapeuta da Saúde do Idoso do Município.