Trânsito

Fiscalização da SMTT evita queima de parada de ônibus em Maceió

População pode denunciar irregularidades ligando para o disque SMTT: 118

Por Redação, com assessoria 02/05/2019 13h01
Fiscalização da SMTT evita queima de parada de ônibus em Maceió
Fiscalização ocorre diariamente nos pontos de ônibus da capital - Foto: Ascom SMTT

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) tem fiscalizado de forma ostensiva os principais pontos de ônibus urbanos de Maceió. Na última terça-feira (30), no período da noite, das 20h às 0h, os fiscais do órgão estiveram nas Avenidas Gustavo Paiva e Fernandes Lima, em Mangabeiras e no Farol, respectivamente, notificando os condutores dos coletivos que não realizam as paradas solicitadas pelos passageiros.

O objetivo desta fiscalização é coibir a queima de parada de ônibus realizada pelos motoristas dos ônibus. Não realizar a parada para o embarque dos passageiros é uma irregularidade que prejudica tanto a mobilidade urbana, quanto a segurança dos usuários do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), que acabam tendo que aguardar um novo veículo para se dirigir ao seu destino final.

Durante a ação, os fiscais verificam se os motoristas estão cumprindo o cronograma de viagens e horários estabelecidos pela SMTT. Em caso de descumprimento deste cronograma, as concessionárias são autuadas.

“Nesta missão, além de coibir a queima de parada, também realizamos a fiscalização de veículos regulares, como os táxis. Nas abordagens conseguimos ainda coibir a circulação de veículos clandestinos. Isto evita que os usuários do SIMM utilizem este tipo de transporte irregular, que na grande maioria das vezes acaba colocando em risco a vida da população”, relata a assessora técnica da Divisão de Fiscalização de Regulares, Vanessa Sampaio.

Como denunciar

A população também pode fazer parte desta fiscalização e combater irregularidades no trânsito. Caso um usuário do transporte coletivo presencie atrasos de viagem ou a queima de parada, ele poderá fazer sua denúncia ligando para o Disque SMTT, através do número 118.

Para formalizar a reclamação é preciso que o cidadão informe a linha do ônibus, o horário e o local do ocorrido, além de também informar o número de série do veículo que está localizado nas laterais, traseira e frente do coletivo.