Alagoas

Entidades organizam ato contra cortes nas instituições federais

Governo Federal anunciou um redução em 30% nos repasses das universidades e institutos

Por Marcos Filipe Sousa 03/05/2019 15h03
Entidades organizam ato contra cortes nas instituições federais
Cortes foram anunciados pelo Ministério da Educação - Foto: Reprodução

Durante a tarde desta sexta-feira (03) entidades ligadas às Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e ao Instituto Federal de Alagoas (IFAL) estão reunidas para organizar um ato para a próxima terça-feira (07) contra o corte de verbas nas instituições federais de ensino anunciado pelo Governo Federal.

O encontro que acontece na Associação dos Docentes da Universidade Federal de Alagoas discute a polêmica criada no país, após o ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciar, em entrevista ao Estado de São Paulo, que iria cortar recursos de universidades federais que apresentassem desempenho acadêmico fora do esperado e, ao mesmo tempo, estivessem promovendo "balbúrdia".

A Ufal divulgou nota informando que o bloqueio orçamentário na instituição foi de R$ 39.576.608,00 dos recursos de custeio e capital. Disse que foram efetivados bloqueios nas ações orçamentárias de funcionamento da Universidade, capacitação de servidores, recursos consignados ao Hospital veterinário da UFAL e funcionamento da Escola Técnica de Artes. Informou também que foram bloqueadas as emendas parlamentares consignadas à UFAL pela bancada alagoana. Apenas as ações de assistência estudantil não foram afetadas pelo corte.

Já no estado vizinho de Pernambuco o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Thiago Galvão, disse que as atividades da instituição poderão ser inviabilizadas já no segundo semestre deste ano por conta do corte de R$ 55,8 milhões.