Saúde

Curso em parceria com o Hospital Sírio-Libanês inicia em Maceió

Abertura do curso aconteceu nesta terça-feira (7), na Estácio

Por Redação, com assessoria 07/05/2019 13h01
Curso em parceria com o Hospital Sírio-Libanês inicia em Maceió
Servidores do município participaram da especialização. Foto: Neno Canuto. - Foto: Secom Maceió

Com o intuito de tornar o Sistema Único de Saúde cada vez mais efetivo, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e de outros órgãos participam de uma capacitação promovida pelo Hospital Sírio-Libanês, com sede em São Paulo, que segue até 2020. A abertura do Curso Gestão de Políticas de Saúde informadas por Evidências aconteceu nesta terça-feira (7), na Faculdade Estácio, localizada na Jatiúca.

O projeto tem como objetivo contribuir com a qualificação da gestão das políticas de saúde do SUS, por meio do uso do conhecimento científico na tomada de decisão, reduzindo o distanciamento entre esses dois campos e promovendo colaboração entre gestores e pesquisadores.

Durante a abertura da especialização, José Marinho Júnior, diretor de Gestão de Pessoas da SMS, destacou a importância da capacitação ofertada para o aprimoramento e desenvolvimento dos servidores e os benefícios que isso traz à população.

“É um curso de altíssimo nível, coordenado pelo Sírio-Libanês, que é uma referência internacional em termos de saúde. Essa capacitação formará 40 especialistas em Gestão de  Saúde na busca de resultados, para melhorar, entre outras coisas, o atendimento ao público nas suas várias vertentes. E, com isso, o nosso usuário é que vai ser o grande beneficiado com uma gestão pública mais eficiente”, pontuou Marinho.

As aulas acontecerão na Faculdade Estácio, localizada na Jatiúca, três vezes por mês. Katiane Alves, coordenadora geral de desenvolvimento de Recursos Humanos, explica que Maceió foi uma das 12 cidades selecionadas para receber a capacitação que segue até outubro de 2020.

“A gente fez uma comissão gestora entre o Município, Estado, as Faculdades e Universidades de Maceió, para que a gente pudesse atender  ao melhor público, com base nos eixos temáticos e nas necessidades das secretarias de saúde e o público-alvo, para que esse projeto tenha impacto direto no serviço prestado”, comentou Katiane.

Do Município foram selecionados 13 servidores de diferentes áreas da saúde, justamente para que a capacitação pudesse atender diferentes tipos de serviço. “Tem servidores do SAD, da Vigilância em Saúde, da Atenção Psicossocial, dos Distritos Sanitários e Doenças Crônicas. Ou seja, é um público misto para que nesses projetos possam entrar todas as áreas, já que durante a capacitação os projetos serão monitorados”, completou.

Para o secretário municipal de Saúde, José Thomáz Nonô, esse é mais um instrumento para uma melhor prestação dos serviços da saúde aos maceioenses. “Com essa capacitação, nossos servidores estarão mais proativos a tomadas de decisão dentro do SUS e também estarão realizando seus projetos já nas suas áreas de trabalho”.

De acordo com a representante do Sírio-Libanês, Maria Letícia Pelegrine, enfatizou o trabalho da comissão na formação do curso que será ofertado na capital alagoana, além de falar sobre a importância do trabalho efetivo, para que as melhorias sejam implantadas.

“Maceió conseguiu formatar esse curso, divulgar e aproveitar o trabalho que faz e as parcerias existentes, junto às universidades e aos parceiros. E é importante que os especializandos entendam esse compromisso que foi falado por todos aqui, porque nós vamos sempre trabalhar sobre isso. O PROADI não é curso, ele tem a responsabilidade de fazer a mudança dentro dos locais, e esta é a nossa meta”, frisou.

Gestão de Políticas de Saúde informadas por Evidências

A especialização é resultado de uma parceria entre Ministério da Saúde e o Hospital Sírio-Libanês. A iniciativa faz parte  do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS). Também são parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONAAS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

O curso conta com 40 vagas e é voltado para gestores e trabalhadores da área de saúde e seus apoiadores, pesquisadores e representantes da sociedade civil que tenham participação em conselhos ou associações de saúde.