Política

Reunião vai identificar áreas que serão evacuadas no Pinheiro, diz Rui

Prefeito deverá ir a Brasília novamente buscar recursos para ações emergenciais

Por 7Segundos 09/05/2019 12h12
Reunião vai identificar áreas que serão evacuadas no Pinheiro, diz Rui
Rui Palmeira – Prefeito de Maceió - Foto: Marco Antonio/Secom Maceió

O prefeito Rui Palmeira (PSDB) informou em entrevista à Pajuçara FM, na manhã desta quinta-feira (9), que irá se reunir com representantes da Defesa Civil Nacional e da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) para definir as ações que serão implantadas nos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, em Maceió. Conforme laudo final da CPRM, divulgado em audiência pública, na quarta-feira (8), a instabilidade do solo das localidades citadas foram causadas pela atividade de mineração da Braskem.

"Iremos nos reunir amanhã com representares da Defesa Civil Nacional e da CPRM para identificar qual é de fato a área que está sob algum tipo de risco para fazer possíveis evacuações, e mostrar quais áreas podem ser reocupadas", disse o prefeito.  E complementou: "A gente precisa fazer justiça e parabenizar os técnicos da CPRM porque passaram meses trabalhando sob forte pressão. Parabenizar nossa Defesa Civil Municipal, na pessoa de Dinário Lemos e todos que fazem o órgão. Nesse período de fake news ouvimos muita bobagem, mas a CPRM ontem confirmou as causas que realmente advém da mineração da Braskem. É claro que isso foi importante. Agora temos que responsabilizar, mas eu diria que o mais importante agora é solucionar os problemas das pessoas e dos bairros", disse Rui.

Na entrevista, Rui Palmeira informou que deverá ir a Brasília novamente para tentar buscar apoio da União e foi enfático ao afirmar que o município está preparando algumas ações judiciais para responsabilizar à Braskem. Segundo Palmeira, algumas ações emergenciais já estão sendo feitas para minimizar os problemas nos bairros. "A prefeitura nesse momento está fazendo um trabalho paliativo, que é o tamponamento das fissuras, visto que estamos na quadra chuvosa e toda e qualquer chuva vai aumentar aquelas rachaduras. Mas a gente precisa de uma solução definitiva, de uma obra de macro-drenagem na região", finalizou.