Educação

Semed oferece 3.400 vagas remanescentes em escolas da capital

Para garantir a matrícula, equipes do setor já estão nos bairros

Por Assessoria Semed 09/05/2019 18h06
Semed oferece 3.400 vagas remanescentes em escolas da capital
Estudantes da Rede Municipa - Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) iniciou um processo de matrícula para alunos em todas as regiões administrativas da capital. O motivo está nos números de vagas remanescentes, pelo menos 3.400, que não foram preenchidas durante o processo inicial de matrículas, realizado de forma online no início do ano. O anúncio foi feito pela secretária Ana Dayse Dorea, durante reunião de planejamento da secretaria.

Para garantir a matrícula, equipes do setor já estão nos bairros. A coordenadora geral de Informação e Avaliação da Semed, Roseane Raposo, explica que estão integrados nesse trabalho os centros comunitários, as associações de moradores, os conselhos tutelares, os Centros de Referências de Assistência Social (Cras) e equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). “Porque é necessário reunir informações que nos levem até esses alunos e esses dados podem estar com esses atores que relacionei”, explica.

Ela reforça que há possibilidades em todas as regiões administrativas da capital e indica alguns exemplos. É o caso da Escola Jaime de Altavilla. Localizada no bairro da Santa Lúcia, a unidade de ensino dispõe de mais de 200 vagas para turmas do 1º ao 5º ano. O número é parecido com o que oferta a escola Kátia Assunção, situada no Jacintinho, também cerca de 200. No Trapiche, a Escola Antídio Vieira tem 110 vagas disponíveis.

No total, são quase 3.400 vagas disponíveis. Desse total, 181 estão distribuídas na região administrativa (RA) I; outras 374 na RA II; mais 237 colocações na RA III; além de 302 na RA IV; ainda 775 na RA V; na região administrativa VI constam 266 vagas. O maior número de disponibilidades está na RA VII, com 993 vagas e, por fim, 256 na RA VIII.

A secretária Ana Dayse Dorea reforça que todas as condições para atendimento de seu público estão garantidas. “Alguns pais ficam com receio de mandar seus filhos para unidades distantes de sua comunidade, mas nós oferecemos o transporte com tranquilidade e segurança. A merenda está garantida e é uma de nossas prioridades. Portanto, todas as condições são favoráveis para a nossa clientela e nosso setor responsável está num trabalho titânico para promover a matrícula desses alunos, a fim de tentar zerar a quantidade de vagas remanescentes”, concluiu a secretária Ana Dayse Dorea.

Além das equipes da Semed que estão nas comunidades, os pais ou responsáveis pelos menores podem procurar, diretamente, as unidades de ensino em cada região administrativa para saber a disponibilidade de vaga e providenciar a matrícula.

Serviço

Região administrativa I

Mangabeiras, Jatiúca, Poço, Ponta Verde, Ponta da Terra, Jaraguá, Pajuçara

Região Administrativa II

Vergel do Lago, Levada, Centro, Prado, Ponta Grossa, Trapiche, Pontal

Região Administrativa III

Jardim Petrópolis, Cnnã, Pitanguinha, Farol, Gruta, Santo Amaro, Ouro Preto, Pinheiro

Região Administrativa IV

Rio Novo, Fernão Velho, Santa Amélia, Bebedouro, Chã de Bebedouro, Petrópolis, Mutange, Bom Parto e Chá da Jaqueira

Região Administrativa V

Serraria, Feitosa, Barro Duro, São Jorge, Jacintinho

Região Administrativo VI

Antares e Benedito Bentes

Região Administrativa VII

Cidade Universitária, Santos Dumont, Tabuleiro dos Martins, Clima Bom, Santa Lúcia

Região Administrativa VIII

Ipioca, Pescaria, Guaxuma, Garça Torta, Jacarecica, Cruz das Almas