Política

Arthur Lira comemora derrota do Governo em Comissão mista

Discussões vão para o Senado e a Câmara Federal

Por 7Segundos com Folha de São Paulo 09/05/2019 14h02
Arthur Lira comemora derrota do Governo em Comissão mista
Arthur Lira - Foto: Cadu/Blog do Tinho

"Três a zero", foi assim que comemorou o líder do PP na Câmara Arthur Lira (PP-AL) após a derrota que Jair Bolsonaro (PSL) sofreu na Comissão Mista de senadores e deputados que analisaram as mudanças administrativas feitas nos primeiros meses do ano.

A primeira derrota foi em tirar o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) da pasta da Justiça, transferindo-a para o Ministério da Economia. Depois de três dias de sessão, a votação foi nominal: foram 14 votos a favor da mudança e 11 contra. 

A segunda derrota foi o processo de demarcação de terras indígenas que havia sido transferido para o Incra, no Ministério da Agricultura, voltará agora para a Funai, no Ministério da Justiça. A mudança foi aprovada pro 15 votos a 9. O texto do relator da MP já estabelecia a devolução da Funai (Fundação Nacional do Índio) para o Ministério da Justiça.

Pela reforma promovida por Bolsonaro no início da gestão, a fundação estava no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Ainda na comissão, foi mantido o jabuti (artigo que nada tem a ver com a matéria) que altera uma lei de 2002 e veda a investigação de crimes não fiscais por auditores fiscais. O jabuti foi incluído pelo relator a pedido do líder do MDB no Senado, Eduardo Braga (AM).