Economia

A verdade sobre o e-commerce: ele dá resultados?

Por Assessoria 13/05/2019 12h12
A verdade sobre o e-commerce: ele dá resultados?
E-commerce é o mesmo que comércio eletrônico - Foto: Divulgação

O comércio eletrônico está cada vez mais forte, ou seja, o mercado está em crescimento e a aceitação do mesmo é melhor a cada dia. Contudo, você precisa saber a verdade sobre e-commerce.

Muitas pessoas perguntam se um e-commerce dá resultados ou algo assim; “vale a pena montar um e-commerce”? Se você ainda possui dúvidas sobre esse mercado não se preocupe.

É normal surgirem dúvidas a respeito do comércio eletrônico, afinal, há alguns anos comprar na internet não era tão comum. Nos dias de hoje, esse assunto é indispensável, principalmente para quem deseja ter um negócio próprio.

Neste artigo você vai descobrir tudo o que necessita saber sobre e-commerce. Leia o texto completo e aprenda rapidamente, com uma linguagem simples e direto ao ponto.

O que é e-commerce

Muita gente se pergunta o que é e-commerce, loja virtual, loja online, comércio eletrônico, afinal o que é tudo isso? De fato, existem vários termos utilizados para falar do mercado de vendas na internet. Termos que na maioria das vezes são usados para falar de uma única coisa.

Para ficar claro o conceito de e-commerce podemos pensar o seguinte; e-commerce é o mesmo que comércio eletrônico, um modelo de comercialização de produtos onde as negociações são realizadas em dispositivos eletrônicos como computadores, tabletes e smartphones.

Uma loja virtual ou site que vende diversos produtos, de diferentes empresas, é um e-commerce chamado de marketplace.

Por que alguns e-commerce não dão resultados?

Realmente, existem diversas lojas que são lançadas na internet e não conseguem vender nada. Infelizmente, essas lojas acabam falindo, isso acontece por vários motivos. Afinal, um e-commerce não deixa de ser um empreendimento, ou seja, uma empresa.

Portanto, se um empreendedor negligenciar tarefas comuns como o controle de fluxo de caixa, controle de estoque, compras inteligentes, e outros, é possível chegar à falência. No entanto, quando se usa planejamento estratégico o e-commerce é um investimento garantido.

Os erros ao trabalhar com e-commerce são muitos e muitas, isso dificulta o sucesso no mercado. Trata-se de um trabalho que exige planejamento, foco, e investimentos assim como qualquer outro trabalho.

É preciso investir na criação de um bom site, em estratégicas de vendas e Inbound Marketing, bem como, marketing de conteúdo. São muitos os processos, mas vale a pena apostar na inovação e tecnologia para começar a vender online e crescer uma empresa no comércio eletrônico. 

Tipos de e-commerce

Existem diferentes tipos de formas de comercializar produtos na internet, podemos dizer que os marketplaces e e-commerce são os mais conhecidos. No entanto, há maneiras separar mais tipos de ações no comércio eletrônico.

  • E-commerce B2B: e-commerce B2B é o mesmo Business to Business, é um modelo de comércio eletrônico que pratica a vendas de empresa para empresa. 

  • Atacadista e varejista: existe e-commerce que vende produtos no atacado ou produtos no varejo, essa separação define mais dois tipos de comércio eletrônico existente na atualidade.

  • B2B2C: O e-commerce B2B2C, ou seja, Business to Business to Consumer, é o comércio eletrônico que trabalha com vendas ou negócios entre consumidor final, bem como, no meio empresarial.

  • B2C para B2B: esse é um modelo de negócios feitos em redes de lojas, por exemplo, o e-commerce B2C faz parte de uma rede e faz um repasse de comissão para o distribuidor. Uma espécie de revenda e distribuição de lucros entre lojas online. 

  • Produtos físicos ou digitais: existem e-commerce que trabalham com produtos físicos e outros que vendem produtos digitais.

Diante desta variedade de comércio eletrônico é possível verificar que o mercado e-commerce é bem diversificado. Além disso, é um mercado promissor que não para de crescer. O mercado não é engessado e, certamente, tende a crescer mais nos próximos tempos.

O trabalho como e-commerce dá resultados?

Certamente a resposta é sim! De acordo com estatísticas do Webshoppers o mercado e-commerce já possuía 55,15 milhões de consumidores já no ano de 2017. Certamente, no ano de 2018 o crescimento é visível.

Além de tudo, a Ebit previu um crescimento de 12% no mercado em 2018, com um faturamento estimado de R$ 53,5 bilhões. Diante de dados não há negação, desta maneira, podemos comprovar que o e-commerce dá resultados. A previsão é de crescimento para os próximos anos.

O número de compradores em sites e lojas virtuais está cada vez maior. É possível analisar facilmente esses dados através de pesquisas nas próprias lojas online, além disso, a mídia não deixa de destacar o crescimento das vendas online.

Além de todos os fatos citados, é notável que o comércio eletrônico ainda tem muito a melhorar. De fato, existe muito espaço para novos investidores em lojas online, pois, sabe-se que o mercado é amplo e não está saturado.

Como ter resultados com e-commerce

Para ter resultados no mercado e-commerce é preciso qualificação e planejamento, como já tinha falado. Buscar um diferencial para oferecer aos clientes e utilizar sites com tecnologia atualizada, por exemplo, sites otimizados para dispositivos móveis e com carregamento rápido.

No mercado e-commerce o diferencial está nos mínimos detalhes. Portanto, para ter sucesso é preciso mostrar profissionalismo e oferecer benefícios detalhados para o consumidor final. Você vai ter sucesso nas vendas online investindo em melhorias constantes.

Infelizmente, algumas lojas demoram um tempo para começar a fazer vendas. Desta maneira, os proprietários acabam pensando que o comércio eletrônico não é efetivo. Contudo, é preciso atrair o público correto, além do mais, é preciso vender benefícios porque produtos existem muitos no mercado.

Outra maneira de ter resultados no e-commerce é investindo em modelos de inovação, por exemplo, o e-commerce B2B é um modelo inovador de negócios. Além deste, é possível explorar novas maneiras de negociar na internet.

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