Educação

Como usar o marketing digital em sua loja virtual

Aprenda a usar essa ferramenta tão importante

16/05/2019 18h06
Como usar o marketing digital em sua loja virtual
Aprenda a utilizar as ferramentas de Marketing Digital - Foto: Reprodução/Internet

Se você decidiu ter um negócio online, vender pela internet em uma das melhores lojas virtuais, o próximo desafio é aprender a usar todo o poder a internet para aumentar as suas vendas.

Você pode estar pensando que marketing digital é complicado e exige milhões em investimento, inclusive estão exigindo o código de barras. Nesse artigo vamos desmistificar o marketing digital e ainda dar um passo a passo para quem quer usar o marketing digital para alavancar as vendas de sua empresa e ter uma loja virtual de sucesso.

O que é marketing digital?

Como disse Henry Ford: "Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda".

Um dos mais importantes setores de qualquer empresa, o marketing é responsável por criar nos consumidores o desejo por um produto ou serviço e a consequente necessidade de compra.

Usando os ensinamentos de Philip Kotler, autor considerado a maior autoridade do Marketing do mundo, definimos marketing como um conjunto de atividades que favorecem e facilitam a troca de bens e serviços entre pessoas. Essa troca pode envolver dinheiro, ou não.

Com a internet, muito dessas relações ganharam espaço no meio digital. O marketing digital representa todas as formas dessas atividades serem realizadas, por meio da internet.

Ainda está muito complexo?

Continue lendo que na prática fica mais fácil conhecer a utilidade do marketing digital para seu e-commerce.

Ferramentas de marketing digital

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". E no marketing, não é diferente.

Embora existam ferramentas específicas e com alto custo, você também pode fazer o marketing digital para uma melhor loja virtual, dando novos usos para ferramentas que já existem. E ainda tirando proveito do alcance de outras tantas, boa parte delas gratuitas.

Veja algumas das principais ferramentas e estratégias para sua loja virtual:

  1. E-mail: o correio eletrônico pode ser uma poderosa ferramenta de marketing e vendas, quando empregado não somente para enviar newsletters com promoções, mas principalmente para desenvolver um relacionamento mais próximo a longo prazo com seus prospects e clientes, atuando ainda no pós-venda, pesquisas de satisfação, dentre outras estratégias.
  2. Sites e Blogs: úteis em praticamente todas as fases da jornada do consumidor. Seu conteúdo serve para informar, educar sua audiência, tirar dúvidas sobre o uso, eliminar objeções de compras, promover seus produtos e cadastrar contatos para e-mail marketing.
  3. SEO (Search Engine Optimization e SEM (Search Engine Marketing): permitem que sua loja online esteja bem posicionada em mecanismos de buscas, como o google, facilitando ser encontrada pelos consumidores.
  4. Aplicativos de mensagens: Aplicativos como Whatsapp e Telegram tornam mais fluida a comunicação da empresa com o consumidor e possibilitam o envio de conteúdo e ofertas.

Redes sociais para loja virtual

As redes sociais foram criadas para interação entre amigos. Mas não demorou para que se mostrassem poderosas e versáteis ferramentas de marketing.

Elas apresentam baixo custo de promoção, comparando com os meios tradicionais de marketing e permitem contato direto da empresa com o público. Devem ser geridas de forma profissional e possibilitam mensuração de resultados. Podem ser utilizadas para:

  • pesquisas de mercado, público alvo e concorrência;
  • posicionamento de marca;
  • aumento do número de contatos e proximidade com o consumidor;
  • testes de ofertas;
  • promoção de produtos e serviços através de anúncios;
  • atendimento ao consumidor e fornecedores.

Para o envio de grande volume de mensagens, recomendamos sempre o uso de serviços especializados e contas profissionais, evitando o bloqueio e até a perda de contas associadas à empresa.

Copie e cole: passo a passo de nossa estratégia de marketing digital para loja virtual

 

Passo um: prepare a casa

1)Pesquise a sua audiência e concorrência, veja quais os principais pontos de contato, suas preferências, seus assuntos favoritos e dúvidas mais frequentes.

2)Com base em sua pesquisa, crie conteúdo interessante para seu público nos principais pontos de contato (Blog, Facebook, Instagram, Linkedin, etc).

3) Capte o contato de seus clientes e construa uma lista de e-mails/WhatsApp. Uma newsletter com dicas ultra secretas ou um e-book ensinando algo referente às dúvidas do seu público são boas alternativas para obter os contatos de seus visitantes.

4) De posse de uma lista de contatos, inicie um relacionamento criando conteúdos de valor para sua audiência. Não se preocupe somente em vender, mas em conhecer e preparar o cliente para a compra.

5) Esteja sempre na mente do seu cliente. Estabeleça um cronograma de conteúdo mesclando ofertas , conteúdo inspiracional, educacional. Crie campanhas interessantes que engajem seu público. Estimule interações e compartilhamentos.

Passo dois: invista e fature mais

6) Nem só de tráfego orgânico (gratuito) se faz uma loja virtual de sucesso. Anúncios no Google, Instagram e Facebook Ads, além de campanhas exclusivas por outras mídias, garantirão um fluxo de novos e rentáveis clientes.

7) Remarketing - Essa estratégia poderosa consiste em "marcar"e mostrar novos anúncios personalizados para quem visitou sua oferta mas não comprou.

8) Meça seus resultados - Crie KPIs, ou indicadores de performance para conhecer quais estratégias estão resultando em mais visitas, mais cliques e mais vendas. Saiba quais anúncios e páginas trazem mais leads e clientes para a sua lista. Faça pesquisas com seus compradores para saber quais mídias eles acessam para chegar até sua loja virtual. Os dados obtidos serão a base para o grande salto, que é a parte três.

 

Passo três: escale

9) Otimize e Replique - Com os resultados medidos no passo 8, você saberá exatamente o que está dando certo na sua estratégia de marketing. Otimize sua estratégia para investir seus principais esforços nas estratégias que funcionam. Muitas empresas perdem muito tempo tentando corrigir o que não funciona (não que isso não deva ser feito, mas priorize o que já deu certo).

10) Hora de replicar e escalar: reserve uma parcela do faturamento de sua loja virtual para reinvestir em marketing digital. Faça os ajustes necessários e aumente o investimento conforme o retorno.

Depois é só replicar: investir-faturar-medir-escalar. Seguindo esse passo a passo você pode iniciar de forma simples marketing digital da sua loja virtual. Sucesso!