Alagoas

AL tem reforço no atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência

Beneficiados por serviço da Seprev serão acompanhados por até seis meses após terem sidos atendidos por Núcleo de Atendimento Psicossocial do IML

Por Agência Alagoas 16/05/2019 17h05
AL tem reforço no atendimento para crianças e adolescentes vítimas de violência
Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV), inaugurado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). - Foto: Vítor Beltrão

As crianças e os adolescentes, com frequência, são públicos vulneráveis às várias situações de violências, sejam elas negligência, maus-tratos, exploração, abuso, etc. Para tanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) preconiza que, tanto a sociedade civil, quanto o Poder Público, devem promover serviços especiais de prevenção e atendimento médico e psicossocial ao público infantojuvenil vítima de violência.

Em Alagoas, estes serviços especiais acabam de ganhar um grande reforço: o Núcleo de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência (NACAVV), inaugurado nesta quinta-feira (16) pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev).

No local, que funcionará na Casa de Direitos, no bairro do Jacintinho, as crianças e adolescentes vítimas de violência serão atendidos, por um período de até seis meses por psicólogos, assistentes sociais e advogados.

“Estamos disponibilizando uma equipe multidisciplinar que vai atuar de forma articulada com diversos parceiros e realizando um atendimento especial e humanizado. O objetivo maior é proporcionar a recomposição emocional das vítimas de violência, sobretudo sexual, que precisam de total apoio para seguir o seu caminho. Estamos sempre buscando vias e estratégias para minimizar os efeitos consequentes da violência”, enfatizou a titular da Seprev, Esvalda Bittencourt.

A sala onde funcionará o NACAVV recebeu o nome Sala Professor José Edmilson de Souza, em homenagem ao ex-superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev e presidente do Fórum Estadual dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares de Alagoas. Professor Edmilson faleceu no último sábado (11), em decorrência de complicações geradas após um AVC sofrido no final do ano passado.

“Recebemos esta homenagem com um carinho enorme e muita satisfação. Tenho certeza que de onde ele estiver, nosso professor Edmilson está muito feliz em ver este projeto se concretizar. Ele era muito dedicado ao fortalecimento do Conselho Tutelar e se preocupava muito com a existência de equipamentos como este, que dão retaguarda para o atendimento das crianças e dos adolescentes”, declarou Lúcia Guilherme, viúva do professor Edmilson.