Maceió

Semarh emite alerta para Defesa Civil após chuvas da madrugada em Maceió

Órgãos estão atentos para prestar assistência à população em áreas de risco

Por 7Segundos 22/05/2019 09h09
Semarh emite alerta para Defesa Civil após chuvas da madrugada em Maceió
Bairro Pinheiro já sofreu com alagamentos causados por chuvas recentemente - Foto: Cortesia

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um comunicado, na manhã dessa quarta-feira (22), devido ao volume de chuva acumulada nas últimas horas em Maceió. A Defesa Civil Municipal confirmou estar em alerta para prestar assistência à população, principalmente do bairro do Pinheiro e demais áreas de risco.

De acordo com o coordenador da Sala de Alerta da Semarh, Vinícius Pinho, choveu em média 50 milímetros na capital alagoana nas últimas 12 horas. E, na região do Pinheiro, esse volume ultrapassou os 62 milímetros durante o mesmo período.

“Estamos tendo um cuidado maior por conta das áreas de encosta e demais áreas de risco da cidade, mas principalmente por causa da situação dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange. Emitimos um alerta e avisamos à Defesa Civil Municipal”, afirmou.

Ele ainda explicou que a Sala de Alerta está atenta ao volume de chuva, que pode vir a ser suficiente para acionar o protocolo de evacuação desses bairros. “Nós vamos avisar se a chuva for de 30 milímetros em uma hora, ou acima de 70 mm em um período acumulado de 24 horas. Nós ainda não temos esse volume distribuído no dia, mas estamos perto disso e ainda deve chover hoje”, ressalta.

A meteorologia previa chuva para essa quarta-feira, mas o volume registrado ultrapassou o esperado. “Esse volume é resultado de uma formação chuvosa no oceano, que intensificou o volume da chuva. Durante o dia, ela fica mais espaçada, mas até a noite de hoje o volume acumulado pode ultrapassar os 70 mm”, conclui o coordenador.

A Defesa Civil alerta que, diante do volume de chuva registrado na madrugada na capital alagoana, a Prefeitura, por meio das secretarias de serviço, está em alerta para prestar assistência à população, sobretudo no bairro do Pinheiro e demais áreas de risco.

Em relação ao Plano de Contingência, a Defesa Civil esclarece que a ativação das medidas previstas no documento - incluindo uma possível evacuação - será avaliada conjuntamente pelos órgãos responsáveis, caso o volume de chuva ultrapasse os 70 milímetros durante o dia. A Defesa Civil lembra que, para qualquer ocorrência, os números para atendimento à população são o 0800 030 6205 ou 193, do Corpo de Bombeiros.