Maceió

Moradores protestam contra obra de saneamento básico no João Sampaio II

Construção de estação de elevamento de esgoto faz parte de ação de saneamento da parte alta de Maceió

Por 7Segundos 22/05/2019 12h12
Moradores protestam contra obra de saneamento básico no João Sampaio II
Moradores protestam no conjunto João Sampaio II, no Benedito Bentes - Foto: Cortesia

Uma obra de bombeamento de esgoto da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), em parceria com a empresa privada de Saneamento Alta Maceió (Sanama), resultou em protesto por parte dos moradores do Conjunto João Sampaio II, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, na manhã desta quarta-feira (22).

O coordenador técnico e responsável direto pela obra, Carlos Estephano, explica que esta obra é parte de uma ação de saneamento básico que envolve toda a parte alta da capital alagoana, indo do Aeroporto Zumbi dos Palmares até o Supermercado Makro, no bairro do Tabuleiro dos Martins, e do bairro Clima Bom até o Benedito Bentes, envolvendo todos os conjuntos existentes nesses locais.

Estephano explica a estação alvo de protestos é uma estação elevatória de esgoto (EEE), que bombeia o fluxo para um nível mais elevado para ser levado até a estação de tratamento. “A elevatória está sendo instalada em local adequado. A obra possui autorização da Prefeitura, da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL)”, ressalta.

“Essa obra é fruto de uma parceria entre governo estadual, governo federal e a Sanama. A estação em questão está sendo adiantada e deve ser entregue até o final desse ano ou começo de 2020”, afirma o coordenador.

De acordo com Estephano, os protestos estão sendo causados por desconhecimento do líder comunitário do conjunto.

“Ele queria que fosse feita uma área de esporte no local em que está sendo feita a estação, mas já existe uma área como essa no final do conjunto. Além de que não pode fazer área de esporte próximo às estações. O local é adequado para a obra e a mesma está toda legalizada, com as devidas autorizações e tecnologia de primeiro mundo, materiais de outros países. Acredito que falta um desconhecimento por parte da população, pois é uma ação que beneficia a toda comunidade, já que todo dinheiro investido em saneamento básico afeta diretamente na saúde e meio ambiente”, conclui.

Procurada pelo 7Segundos, a Sanama emitiu a seguinte nota sobre o protesto realizado pelos moradores do conjunto João Sampaio II, no bairro Benedito Bentes:

“A SANAMA é uma empresa privada que firmou contrato de parceria público privado de 30 anos com a Casal para construir e operar o sistema de saneamento da parte alta de Maceió, compreendendo as redes coletoras, estações elevatórias e a nova estação de tratamento de esgoto, abrangendo os bairros Benedito Bentes, Santa Lúcia, Tabuleiro do Martins, Clima Bom, Santos Dumont, Antares e Cidade Universitária.

A nova estação de tratamento de esgoto (ETE), que já está em construção no bairro Benedito Bentes, é um projeto inovador de alta eficiência, sendo já considerada a ETE mais moderna do nordeste brasileiro.

Através das redes coletoras, o esgoto será transportado por gravidade, sendo necessária a construção de estações elevatórias de esgoto nas regiões mais baixas para realizar o bombeamento e dar continuidade ao fluxo residual do esgoto até a nova ETE da Alta Maceió.

O conjunto João Sampaio II acabou de ser contemplado com as obras de ampliação de rede coletora de esgoto. No local estão sendo construídas duas estações elevatórias, sendo uma delas na praça que margeia a Avenida Cachoeira do Meirim. É importante afirmar que todas as obras sob responsabilidade da SANAMA possuem todas as licenças exigidas pelos órgãos competentes e é rigorosamente fiscalizada pelos mesmos, o que garante a excelência no cumprimento das normas necessárias para a execução das construções.

A SANAMA é uma empresa que compreende a importância da preservação do meio ambiente e acredita que o tratamento do esgoto e sua correta destinação são pontos fundamentais para a redução do impacto ambiental gerado pelas cidades. Além disso, promove, através de seu Programa de Educação Sanitária e Ambiental, realizado em todas as escolas públicas, privadas e nas associações comunitárias nos bairros supracitados, a disseminação da cultura de proteção ambiental e do bom uso da água e da destinação do esgoto gerado. Saneamento é saúde, qualidade de vida e progresso para a população.”