Polícia

Denúncia: Delegados estariam assediando escrivães dentro da PC

Caso também será levado ao Ministério Público do Trabalho e ao Conselho Estadual de Segurança Pública

Por 7Segundos com Assessoria 22/05/2019 17h05
Denúncia: Delegados estariam assediando escrivães dentro da PC
Diretoria do Sindpol entregando denúncia ao Ministério Público - Foto: Assessoria

O Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol) levou ao Promotor de Controle Externo da Atividade Policial, Magno Alexandre Moura, nesta quarta-feira (22) a denuncia de que delegados, aproveitando-se de sua autoridade, estão assediando moralmente alguns escrivães, determinando ordens ilegais e confrontando o Estatuto da Polícia Civil de Alagoas, Lei n° 3.437/1975, em detrimento à portaria da Polícia Civil.

O caso envolve duas policiais que estavam no plantão do Complexo de Delegacias Especializadas (Code), quando receberam determinação para trabalhar na Central de Flagrantes sem que houvesse publicação no Diário Oficial. Nesse dia, o Code estava sem o delegado titular e também não havia delegado substituto.

Asseguradas pelo Estatuto da Polícia Civil de Alagoas, as policiais civis não foram à Central e continuaram fazendo B.O e atendendo a população no Code.

“Os próprios delegados de Polícia e a Corregedoria de Polícia estão descumprindo o Estatuto da Polícia em razão do coleguismo e do corporativismo”, disse o presidente da entidade, Ricardo Nazário.

“O Sindpol não vai aceitar que certos delegados pensem ser donos da Polícia Civil e venham querer ser maior que as leis brasileiras”, completou.

De acordo com ele, o Sindpol está do lado de todos os escrivães e agentes de Polícia que se sentirem intimidados por algum delegado ou que sofrerem assédio moral.

Ricardo Nazário informou que o Sindpol levará as denúncias de assédio moral ao Ministério Público do Trabalho e ao Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg).