Comportamento

Adoções em Alagoas ultrapassaram os 140 casos no ano passado

Tribunal de Justiça lançou campanha de incentivo à adoção tardia

Por Marcos Filipe Sousa 24/05/2019 15h03
Adoções em Alagoas ultrapassaram os 140 casos no ano passado
Número de adoções ultrapassaram o do Estado vizinho, Pernambuco - Foto: Internet/ Ilustração

Cerca de 146 adoções ocorreram no ano passado em Alagoas, segundo dados do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-AL). Às vesperas do Dia Nacional da Adoção, comemorado neste sábado (25), o Judiciário lança uma campanha para incentivar adoções tardias.

Os números são animadores se comparados com o estado vizinho Pernambuco, que segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tiveram 127 adoções.

Dados do CNJ apontam que, no Brasil, 85,56% do total disponível para adoção têm entre 7 e 17 anos de idade, equivalendo a 4.309 crianças e adolescentes. Contudo apenas cerca de 11% dos pretendentes adotariam crianças nessa faixa etária. 

Nesta sexta-feira (24) ocorreu o 8º Encontro Estadual de Adoção onde foi lançado o projeto Adoções Possíveis, de incentivo à adoção tardia. A iniciativa, desenvolvida pela Coordenadoria Estadual da Infância e Juventude (Ceij) e a Diretoria de Comunicação do TJAL, produziu vídeos de adolescentes que estão em abrigos e desejam ter uma família.

Na nova legislação, entre as mudanças desenvolvidas pelo Judiciário, está a aprovação da Lei 13.509, publicada em 22 de novembro de 2017 e inserida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Através dela, foi reduzido de 30 para 15 dias o tempo dado ao Ministério Público para entrar com ação de retirada da criança do ambiente de violência física ou psicológica. A Justiça tem até 90 dias, prorrogável por igual período, para concluir a busca pela família natural ou família extensa.