Segurança

Governador anuncia construção de dois CISPs Tipo III em Maceió

Expectativa é de que unidades sejam instaladas nas partes baixa e alta da capital

Por Agência Alagoas 27/05/2019 13h01
Governador anuncia construção de dois CISPs Tipo III em Maceió
Assinatura da ordem de serviço de outro Centro Integrado de Segurança em Alagoas. A unidade a ser instalada no município de Marechal Deodoro vai reforçar o combate à violência e apertar o cerco contra a criminalidade na região - Foto: Márcio Fereira

O governador Renan Filho anunciou nesta segunda-feira (27), em Marechal Deodoro a construção de dois Centros Integrados de Segurança Pública (Cisp) em Maceió. As unidades representam um avanço na estratégia de segurança adotada desde 2017, sendo as primeiras do Tipo III no Estado.

De acordo com o governador, as obras deverão receber recursos federais garantidos a partir de emendas da bancada alagoana ao Orçamento da União. “Nós captamos em Brasília, inicialmente R$ 29 milhões. Depois, em virtude do Orçamento, diminuíram um pouco, mas nós vamos ter recursos para fazer dois Centros Integrados de Segurança Pública do Tipo III em Maceió, que é o maior de todos os modelos, integrando também o Corpo de Bombeiros, com área para pouso e decolagem de helicópteros, o que vai dar muito mais agilidade ao trabalho”, explicou o governador.

“Vamos fazer um Cisp do Tipo III na parte alta da cidade e outro na parte baixa de Maceió. Os terrenos, nós vamos anunciar nos próximos dias, publicar as licitações, para ainda no segundo semestre deste ano a gente iniciar os dois Cisps de Maceió, que serão a consolidação dessa estratégia que, com certeza, ajudou a tirar Alagoas do patamar de Estado mais violento do Brasil, passando a ser um dos estados que mais reduz violência no país”, lembrou Renan Filho.

Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Lima Junior, o porte de Maceió, com mais de um milhão de habitantes, exige um modelo de Cisp diferenciado. “A capital, pelo seu histórico na área da violência, mesmo já tendo saído do cenário das cidades mais violentas do país, precisa dessa consolidação, com uma estratégia mais aprofundada. Vamos continuar reestruturando a Segurança Pública com novos Cisp, reforma de delegacias, de batalhões da Polícia Militar e avançando em pessoal”, garantiu o secretário.

O anúncio foi feito durante assinatura da ordem de serviço de outro Centro Integrado de Segurança em Alagoas. A unidade a ser instalada no município de Marechal Deodoro vai reforçar o combate à violência e apertar o cerco contra a criminalidade na região, aliada aos Cisps de Murici, Messias e Pilar, este último em fase final de construção.

“A Região Metropolitana precisa de um cuidado diferente porque é aqui onde está a maior parte da violência, da mesma maneira que está concentrado o maior número de pessoas. Nós já temos um Cisp pronto no Pilar. Vamos lançar nos próximos dias um Cisp na cidade de Rio Largo, teremos uma estratégia diferente em Maceió e já temos um em Messias e um em Murici. Vamos construir uma unidade para ajudar na segurança das cidades de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco e Satuba, que é fundamental, e também na saída para o Norte, em Paripueira talvez, e um certamente na Barra de São Miguel. Ou seja, toda a Região Metropolitana ficará coberta por Centros Integrados de Segurança Pública”, disse o governador Renan Filho.

Para o prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, a instalação do Cisp no município deverá trazer reflexos no comércio e no turismo. “É um equipamento muito importante para reforçar e ampliar os serviços de segurança na cidade. Marechal é uma cidade turística, histórica, e temos um volume muito grande de turistas na cidade. Esse Cisp vai fortalecer ainda mais a segurança” avaliou.

O governador Renan Filho revelou também que novas unidades serão instaladas em Alagoas segundo outra filosofia da estratégia de segurança adotada pelo Governo, o de reforçar a segurança nas fronteiras com outros estados. Assim, está prevista a instalação de Cisps nos municípios de Novo Lino e Porto Real do Colégio, principais entradas do Estado pela BR-101.

“Onde o Centro Integrado se instalou, ele reduziu em até 80% o número de homicídios. Na cidade em que eu fui prefeito, Murici, nós chegamos a ter em um ano 70 homicídios. Em 2019, até o dia 16 de maio, nenhum homicídio havia sido registrado. Esse é um trabalho muito duro, depois da implantação do Cisp, mudança de postura, presença nas ruas. Isso tudo ajuda muito na redução da violência, que é a principal marca do Governo do Estado ao longo desses anos”, destacou Renan Filho.

A solenidade em Marechal Deodoro foi marcada ainda pela posse dos novos integrantes do Conselho Municipal de Segurança Pública e do novo secretário municipal da área, coronel Jairison Correia, com a presença do procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça, do prefeito Cláudio Filho, do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, do comandante do programa Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, do delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, dos deputados estaduais Fátima Canuto e Silvio Camelo, do deputado federal Sérgio Toledo, além de prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, secretários municiais e representantes do Ministério Público Estadual (MPE).

CISPs em funcionamento

Até o momento, 18 Centros Integrados de Segurança Pública estão em funcionamento no Estado, localizados nos municípios de Boca da Mata, Murici, São José da Laje, São José Tapera, Girau do Ponciano, Ouro Branco, Cajueiro, Igaci, Viçosa, São Luís do Quitunde, Junqueiro, Pão de Açúcar, São Miguel dos Milagres, Mata Grande, Batalha, Major Isidoro, Messias e Teotonio Vilela, o primeiro do Tipo II.

Outros cinco Centros Integrados estão em construção nos municípios de Campo Alegre, Maribondo, Taquarana, São Sebastião e Pilar.