Política

Representantes da Saúde discutem papel da Enfermagem em Alagoas

Encontro aconteceu durante audiência pública proposta pelo vereador Ronaldo Luz

Por Assessoria 28/05/2019 11h11
Representantes da Saúde discutem papel da Enfermagem em Alagoas
Audiência pública na Câmara - Foto: Assessoria

Representantes de diversas categorias da Saúde se reuniram, nesta segunda-feira (27), para discutir a importância da Enfermagem para a sociedade alagoana. O encontro aconteceu durante a audiência pública proposta pelo vereador Ronaldo Luz (MDB), na Câmara Municipal de Maceió, localizada no bairro de Jaraguá.

Médico há 36 anos, o vereador Ronaldo Luz aproveitou a oportunidade para declarar apoio à categoria. “Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem podem contar com o meu apoio para o que for preciso. Sei que as principais lutas da enfermagem são as 30 horas semanais, a implantação de um piso salarial, além do descanso digno”, afirmou.

O reitor da Universidade de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Henrique Costa, elogiou a iniciativa do vereador, e afirmou que a audiência possibilitou enxergar a realidade dos profissionais da enfermagem sob uma ótica diferente.

“A audiência foi maravilhosa. Só quem vive o dia-a-dia dos problemas tem maiores condições de falar em detalhes o que passa despercebido para a população que está fora do contexto. Apesar de eu ser da área de saúde e da reitoria abrir o espaço para conviver com várias áreas, às vezes não vemos o detalhe de quem trabalha diretamente com isso. Hoje, o que vemos foi isso, uma comemoração da Semana da Enfermagem, mas que ao mesmo tempo abriu espaço para mostrar as lutas dignas da categoria”, explicou o reitor da Uncisal.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), Renné Costa, considerou o momento como ímpar.  “É um fato histórico. Pela primeira vez na história da enfermagem alagoana é colocado em debate as pautas no Poder Legislativo. Estamos debatendo a valorização da enfermagem, o protagonismo, além da valorização social. O principal de tudo é que mostra ao Poder Público que não é o médico que comanda essa luta. O profissional de enfermagem carrega nas costas essas lutas. O Dr. Ronaldo Luz se prontificou a abraçar as nossas causas”, disse.

Além do reitor da Uncisal, Henrique Costa e do presidente do Coren-AL, Renné Costa, também estiveram presentes a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas (Sineal), Renilda Barreto; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems-AL), Izabelle Pereira; o presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Secção Alagoas (Aben-AL), James Farley; e o representante do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Gilney Guerra.

HOMENAGEM

No início da audiência pública, o vereador Ronaldo Luz concedeu o título de Cidadã Honorária de Maceió à médica Juliana Arôxa Pereira Barbosa. Ela é pernambucana e, com 14 anos, veio morar na capital alagoana, onde se graduou em Medicina, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1997.

Mestre em patologia, Juliana é médica patologista chefe do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), professora auxiliar na Uncisal, além de médica sócia do Centro de Patologia de Maceió (Cepama). Há 14 anos ela se dedica para formar estudantes pela Uncisal.