Economia

Curso ajuda empregadores de AL a evitar multas com eSocial

Falta de domínio e volume de exigências estão entre os principais problemas diagnosticados

Por Assessoria 28/05/2019 15h03
Curso ajuda empregadores de AL a evitar multas com eSocial
Curso ajuda empregadores de AL a evitar multas com eSocial - Foto: Divulgação

Ele veio para simplificar a vida dos empregadores em longo prazo, mas na verdade, o eSocial tem exigido muitos esforços das empresas e profissionais. A falta de domínio das novas regras têm deixado empresários alagoanos em risco com a Receita Federal. Problema para patrões e empregados.

O eSocial foi criado para unificar e padronizar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias dos empregadores e trabalhadores. Buscando capacitar empresas e profissionais que lidam com envio mensal destes dados, um curso prático será realizado no dias 8 de junho, em Maceió. 

A consultora Danielle Cerqueira, especialista em eSocial, ministrará a capacitação que ocorrerá no Coworking do Parque Shopping, em Cruz das almas. Ela explica que o curso traz abordagem prática sobre a reforma trabalhista, previdência e sobre as exigências técnicas do eSocial, ideal para gestores, empresários, profissionais de recursos humanos e departamento pessoal.

A consultora destaca que, com o eSocial, as empresas precisaram mudar a rotina interna no que se refere ao envio de dados obrigatórios, como folha de pagamento, INSS, FGTS e várias outras informações. Algumas sequer sabem que estão cometendo equívocos. 

“A falta de domínio sobre a documentação técnica, não revisão dos procedimentos internos e a perda dos prazos são as principais falhas. O profissional que atua com o eSocial precisa conhecer a legislação vigente, além de convenções trabalhistas, acordos coletivos, o que exige estudo constante e capacitação", avalia Danielle, que há dez anos trabalha com administração de pessoal. 

MULTAS - Para os empregadores, as principais consequências do descumprimento da legislação e eSocial são as multas diversas que são multiplicadas pelo número de empregados,  além de ficar passível de fiscalização retroativa de até 5 anos. 

Já para os empregados, divergências nos valores dos recolhimentos previdenciários, por exemplo, podem tanto afetar o cálculo final da futura aposentadoria, ou, de imediato, fazê-lo cair na malha fina da Receita Federal. 

O curso sobre Legislação Trabalhista, previdenciária e SPED eSocial emite certificado e para se inscrever os interessados podem acessar o link daniellecerqueira.com/cursos-abertos ou a plataforma sympla.com.br.  Mais informações também podem ser obtidas pelo telefone 82 98105-5878. 

SERVIÇO

O quê: Curso Legislação trabalhista, previdenciária e SPED eSocial

Quando: Dia 8 de junho de 2019, das 8h às 19h
Onde: Coworking N3AU Conecta, Parque Shopping Maceió