Geral

Prefeitura cria comitê para acompanhar ações no Pinheiro, Bebedouro e Mutange

Comitê de Acompanhamento vai aproximar as comunidades dos bairros

Por Secom Maceió 29/05/2019 09h09
Prefeitura cria comitê para acompanhar ações no Pinheiro, Bebedouro e Mutange
Reunião sobre o Pinheiro - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Um Comitê de Acompanhamento vai aproximar as comunidades dos bairros Pinheiro, Bebedouro e Mutange, afetados por instabilidade de solo, das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Maceió. 

Em reunião nesta terça-feira (28) com lideranças comunitárias dos três bairros, foram esclarecidas as atribuições dos governos Municipal, Estadual e Federal e as medidas adotadas pela Prefeitura de Maceió para minimizar os problemas da população.

“Criamos um Comitê de Acompanhamento, que terá a participação de integrantes da Prefeitura e das comunidades, para que haja um acompanhamento mais eficiente por parte da população. Semanalmente, vamos nos reunir para repassar as novidades com relação aos trabalhos realizados nos três bairros”, explicou o secretário municipal de Governo, Eduardo Canuto.

Na oportunidade, foram esclarecidas dúvidas dos líderes com relação à Ajuda Humanitária, informando que o benefício é concedido pelo Governo Federal.

“Até o momento, a Ajuda Humanitária não inclui os bairros de Bebedouro e Mutange, mas já foi solicitada à Defesa Civil Nacional a inclusão dos moradores das áreas afetadas pela instabilidade de solo no aluguel social federal”, ressaltou o secretário-adjunto especial da Defesa Civil de Maceió, Dinário Lemos.

Além disso, foi explicado que o auxílio-moradia de R$ 250,00 que alguns moradores do Mutange recebem pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) não tem relação com a Ajuda Humanitária concedida pelo Governo Federal à situação de emergência do Pinheiro. “Este auxílio-moradia de R$ 250 é o benefício eventual previsto na Lei 7.699/2014 em casos de vulnerabilidade social”, acrescentou Dinário Lemos.

A secretária de Comunicação de Maceió, Eliane Aquino, reforçou na reunião que todas as informações oficiais relativas ao trabalho nas áreas de instabilidade de solo nos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange podem ser acompanhadas pelo site da Prefeitura de Maceió.

“No site disponibilizamos toda a comunicação oficial dos trabalhos, desde a cronologia das ações, até orientações de como a população pode ter acesso aos serviços. O conteúdo pode ser acessado diariamente”, completou Eliane Aquino.