Justiça

Caso Silvânio Barbosa: assassino confesso é condenado a 24 anos de prisão

Henrique Mateus matou o vereador a facadas e fugiu com carro e pertences

Por 7Segundos 29/05/2019 09h09
Caso Silvânio Barbosa: assassino confesso é condenado a 24 anos de prisão
Henrique Matheus da Silva Sousa foi preso na Paraíba - Foto: WH Comunicação

O assassino confesso do vereador Silvânio Barbosa foi condenado a 24 anos de prisão. A sentença foi proferida na noite dessa terça-feira (28), pelo juiz da 6ª Vara Criminal de Maceió, Rodolfo Osório Gatto Herrmann. O crime ocorreu no dia 6 de setembro de 2018, dentro do apartamento da vítima, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. 

Segundo o inquérito policial, Henrique Mateus matou Silvânio Barbosa dos Santos com vários golpes de arma branca, e, em seguida, fugiu com o automóvel Honda Civic, de cor branca e placas QLH 7999/AL; dois aparelhos Iphone; um par de tênis; cerca de R$ 10.000,00 (dez mil reais); oito relógios de diversas marcas, pertencentes à vítima. 

Dois dias depois, por volta das 20h30, na cidade de Pombal/PB, o suspeito foi detido por policiais militares da Paraíba, em posse dos materiais roubados. À autoridade policial, Henrique confessou ter cometido o crime, de maneira premedita: ele, inclusive, revelou que foi à casa da vítima munido da faca com que ceifou a vida dessa e teve por objetivo roubar bens.

"A conduta do agente se mostrou altamente reprovável, tendo em vista que o acusado premeditou a prática criminosa, tanto é verdade que foi à casa da vítima oito dias antes do crime e, naquela oportunidade, mentalizou a possibilidade de praticar o roubo. Não o bastante, no dia do crime, Henrique Mateus já saiu de casa armado com a faca utilizada no latrocínio, de modo que sua culpabilidade ultrapassou todos os limites da norma penal", disse o juiz.

A pena deverá ser cumprida em regime inicialmente fechado, segundo a decisão.