Política

Audiência Pública discute a situação dos prédios abandonados em Maceió

Debate vai acontecer nesta quinta-feira (30), no Plenário Silvânio Barbosa

Por Assessoria 29/05/2019 10h10
Audiência Pública discute a situação dos prédios abandonados em Maceió
Inspeção em prédios antigos - Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

Está marcada para a próxima quinta (30), na Câmara de Vereadores de Maceió, uma audiência pública que irá discutir e tentar apresentar soluções para o grande número de prédios abandonados em Maceió.

O vereador Cleber Costa (Progressistas), proponente da audiência, convidou, em nome da Câmara, o secretário adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (CREA-AL), Fernando Dacal; a secretária municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), Rosa Maria Barros Tenório; o procurador-chefe do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e a superintendente do Patrimônio da União de Alagoas, Fabrícia Costa Soares.

Prédios abandonados representam um risco à população, pois além do perigo de desabamento, são ainda uma ameaça à saúde pública: um imóvel abandonado pode servir de abrigo para roedores e animais peçonhentos, além de se tornarem focos para proliferação do mosquito Aedes aegypti e de outros vetores de doenças. Ainda, muitos desses locais não t~em muros e são de fácil acesso, servindo para tráfico de drogas e outras situações ilegais ou são usados como abrigo por moradores de rua, colocando suas vidas em risco.

Por essas e outras razões, é necessário discutir a solução para esse problema grave que afeta toda a população maceioense.