Capital

Feira Camponesa começa nesta quarta-feira (5) em Maceió

Além da venda de produtos, Feira conta com shows gratuitos para população

Por 7Segundos com Ascom CPT Alagoas 05/06/2019 09h09
Feira Camponesa começa nesta quarta-feira (5) em Maceió
Feira camponesa vai até sábado (8) e é aberta ao público - Foto: Ésio Melo / Ascom CPT AL

A 30ª edição da Feira Camponesa, organizada pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), começa nesta quarta-feira (5). O evento, que acontece na Praça Afrânio Jorge, conhecida como Praça da Faculdade, no bairro do Prado, em Maceió, celebra seu aniversário de 15 anos oferecendo à população alimentos diretamente do campo com preços justos e shows gratuitos.

De acordo com a coordenadora da CPT em Alagoas, Heloísa Amaral, a Feira Camponesa surgiu da necessidade de ter na capital alagoana - onde há um mercado maior que nos municípios do interior - um espaço de comercialização da produção dos camponeses e camponesas. “A principal conquista das feiras é a garantia do referido espaço, e a conquista da clientela que estabelece um diálogo muito concreto entre o campo e a cidade", comenta a coordenadora.

A Feira Camponesa acontece a 15 anos e conta com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, através do Instituto de Terras de Alagoas (Iteral). Desde que foi criada, muitos produtores passaram a planejar e diversificar sua produção para vender especialmente no evento. “Além disso, o fato de ter um espaço de comercialização motiva o aumento da produção”, explica Heloísa.

A 30ª edição da Feira acontece até sábado (8), pela manhã. O horário de funcionamento é das 5h às 23h até sexta-feira (7), último dia de apresentações artísticas no palco montado no local, e também, quando ocorre o bingo de um carneiro. As atrações musicais começam a partir das 19h. Entre os músicos e grupos que vão se apresentar estão Kleber Canto, Mulheres na Roda de Samba, Edi Ribeiro, Xameguinho, Wagner Volpone e Pinóquio do Acordeon.

A Feira Camponesa é aberta ao público e também conta com uma “Casa de Farinha” (onde a farinha é produzida durante o evento) e restaurante camponês nos horários do almoço e jantar.