Trânsito

Veículos clandestinos são recolhidos durante fiscalização da SMTT

Ao todo, 58 veículos foram autuados e dois automóveis removidos

Por Assessoria 05/06/2019 11h11
Veículos clandestinos são recolhidos durante fiscalização da SMTT
Veículos clandestinos são recolhidos durante fiscalização da SMTT - Foto: Ascom SMTT

Equipes de fiscalização da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) realizaram, nessa terça-feira (04),  diversas operações para combater os veículos clandestinos que circulam pelas vias de Maceió. As ações aconteceram nos bairros do Tabuleiro do Martins, Centro, Trapiche da Barra e Santo Eduardo.

Durante as abordagens, 58 veículos foram autuados e dois automóveis foram removidos por terem sido flagrados realizando o transporte clandestino de passageiros. Efetuar o transporte remunerado de passageiros, quando não licenciado para esse fim, é considerado infração média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), (artigo 231, inciso VIII). Quem for flagrado cometendo esse tipo de ilegalidade recebe multa no valor de R$ 130,16 e perde quatro pontos na CNH.

Além da penalidade do CTB, o transporte clandestino é punido pela Lei Municipal 6.466/2015, que prevê multa de R$ 2.180 para quem fizer o transporte remunerado de pessoas sem o cadastro na SMTT. Como medida administrativa, o veículo é removido ao pátio do órgão e somente é liberado após a regularização da situação.

“Essas ações acontecem regularmente por toda Maceió e ajudam a proporcionar mais segurança à população, que muitas vezes acaba se arriscando ao utilizar o transporte irregular”, conta o assessor técnico de Fiscalização de Irregulares da SMTT, Davi Dias.

Ainda na ocasião, outros 17 veículos foram removidos por descumprirem o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Foram encontrados automóveis com o licenciamento atrasado ou com alterações em suas características, além de condutores dirigindo sem possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), entre outras irregularidades.